Geral

Sesau distribui mais de 17 mil preservativos durante Maceió Verão

13/01/2014
Sesau distribui mais de 17 mil preservativos durante Maceió Verão

Durante as duas primeiras edições do projeto Maceió Verão, que trouxe a capital alagoana as Bandas Cidade Negra e Biquini Cavadão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) distribuiu 17.060 preservativos. A ação, que irá se repetir até o próximo dia 15 de fevereiro, na Orla da Ponta Verde, tem o objetivo de incentivar a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a exemplo da aids.DST-AIDS VER (1)
Isso porque, segundo dados do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (MS), de 1986 até 2013 já foram registrados 4.843 portadores do vírus HIV em Alagoas. Somente no ano passado foram 134 novos casos e a maior incidência da doença, que ainda não tem cura, está atrelada aos jovens.
Por esta razão, a Sesau decidiu distribuir preservativos masculinos e femininos durante o Maceió Verão, que está sendo realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Com esta ação, segundo a coordenadora do Programa Estadual de Prevenção às DSTs e Aids, Selma Ferreira, os jovens são incentivados a utilizarem o preservativo durante o ato sexual, quando ocorre a transmissão do vírus HIV.
“Os números da aids em Alagoas cresceram muito nos últimos anos, já que entre 2011 e 2013 foram detectados 948 casos. Como uma das formas de não contrair o vírus HIV é manter relações sexuais utilizando preservativos, estamos intensificando a distribuição, por meio do Programa Saúde Sempre à Mão, que conta com uma unidade móvel para percorrer eventos como o Maceió Verão”, informou Selma Ferreira.
Ainda de acordo com Selma Ferreira, entre as ações realizadas pelo projeto Saúde Sempre à Mão está a criação de um dispensador de preservativos masculinos, concebido para estimular o uso da camisinha masculina. Isso porque, anteriormente, a distribuição de preservativos ocorria, apenas, para àqueles que possuíam cadastro e compareciam às Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Por meio do dispensador de preservativos, que já foram distribuídos aos 102 municípios alagoanos, o usuário pode sozinho aprender como utilizar a caminha. Isso porque, o equipamento possui indicações ilustrativas que facilitam a compreensão, mesmo para pessoas que não são alfabetizadas e não sabem ler.

Ação importante – Presente à segunda edição do Maceió Verão, o auxiliar administrativo José Eduardo Soares classificou a ação da Sesau como “importante”. Para ele, o uso da camisinha é importante, mas grande parte dos jovens tem resistência em usá-la no momento do ato sexual. “Por isso, a relevância do projeto Sempre à Mão, já que além de receber o preservativo, técnicos da Sesau orientam como utilizá-lo corretamente”, destacou.