Geral

Sesi entrega certificados a alunos do ViraVida

05/12/2013
Sesi entrega certificados a alunos do ViraVida
Sesi entrega certificados a alunos do ViraVida

Sesi entrega certificados a alunos do ViraVida

O Serviço Social da Indústria (Sesi) realizou, no último dia 3 de dezembro, no auditório térreo da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, a solenidade de entrega dos certificados a 48 jovens concluintes do projeto ViraVida – Turma 2012.
“Esta solenidade é revestida de especial significado pelo seu alto espírito, pelo público que alcança e pelos resultados já obtidos. O ViraVida é mais que um programa educativo, é um projeto de resgate de jovens e adolescentes. Representa uma nova tecnologia de intervenção social, possibilitando, aos participantes, a oportunidade de aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e transformação comportamental necessária à inserção no mundo do trabalho”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e diretor regional do Sesi, industrial José Carlos Lyra de Andrade.
“Hoje, vocês estão dando mais um grande passo. Daqui para frente, a luta vai continuar, mas vocês são profissionais qualificados”, disse o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, que veio a Alagoas, especialmente para a solenidade. “Vocês têm a chancela de instituições como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), portanto, os empresários que darão empregos a esses jovens não estarão fazendo favor”, complementou.
“Foi um período de grande aprendizado e superação. Graças aos cursos que fiz durante o projeto, hoje eu tenho qualificação profissional e estou empregado formalmente. É uma oportunidade única na minha vida, me esforcei bastante e agarrei a oportunidade com as duas mãos”, revela F.S. de 19 anos. “Em nove meses de trabalho, já fui até promovido e estou muito feliz!”, complementa o concluinte do ViraVida.
Prestigiaram a solenidade, que foi abrilhantada pela apresentação do Coral do Sistema Fiea o diretor executivo da Fiea e superintendente do Sesi-AL, Walter Jucá; o superintendente executivo do Sesi-AL, Carlos Alberto Paes; a gerente executiva de Educação do Sesi-AL, Betânia Toledo; a gerente executiva de Qualidade de Vida do Sesi-AL, Cláudia Piatti; o deputado federal por Alagoas, Paulo Fernandes dos Santos (Paulão), representantes das empresas que contrataram os alunos como aprendizes, conselheiros, diretores, gestores e parceiros do Sistema Fiea, além de familiares e professores.

ViraVida
Por meio de parceria entre as entidades do Sistema S (Sesi, Senai, Senac, Sebrae, Sesc, Sest/Senat, Senar e Sescoop), órgãos governamentais e não-governamentais, o ViraVida trabalha na inserção social de jovens que estão em vulnerabilidade em relação a situações de abuso e exploração sexual.
A iniciativa do Conselho Nacional do Sesi promove a elevação da escolaridade, profissionalização, cuidados com a saúde, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além da inserção no mercado de trabalho.

Tags: