Geral

Seds apresenta estratégia para intensificar segurança nos coletivos de Maceió

03/12/2013
Seds apresenta estratégia para intensificar segurança nos coletivos de Maceió

A implantação de ações para melhoria da segurança nos coletivos de Maceió é uma das prioridades da Secretaria de Estado da Defesa Social, conforme destacou o gestor da pasta, Dário Cesar, em reunião na semana passada com representantes do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Sinturb). Durante o encontro, foi apresentado um novo sistema de bilhetagem eletrônica que extingue definitivamente a circulação de dinheiro nos ônibus, sendo uma alternativa para a redução de assaltos, além de garantir maior segurança aos profissionais e usuários do transporte público.img4c5c473635178
A reunião foi uma iniciativa do secretário Dário Cesar para solicitar a bilhetagem eletrônica, assunto que tinha sido discutido em outro encontro com o presidente. “Fomos convocados pelo secretário Dário Cesar e cobrados sobre uma das soluções que a SEDS nos ofertou para combater os assaltos e aqui estamos para dizer que vamos colocar em prática”, disse Pimenta.
O novo sistema propõe a utilização de um cartão eletrônico como única forma de acesso ao coletivo, diferente do atual, que permite o pagamento da passagem também em dinheiro. A proposta da adesão das empresas do setor rodoviário ao novo sistema foi bem avaliada pelo presidente do Sinturb, Rubens Pimenta, que destacou a parceria do sindicato com a Seds para melhorar a segurança nos ônibus de Maceió.
“A proposta desse novo sistema refletirá de forma positiva na rotina dos usuários e trabalhadores do transporte público na capital. É uma estratégia que será somada aos esforços da Defesa Social para a redução da violência nos ônibus. Adotamos ideias como utilização dos cartões e agora recebemos com bons olhos a proposta de extinguir de vez a circulação de dinheiro. Essa parceria é de grande importância para melhorar a oferta de serviços à população”, disse Pimenta.
Para Dário Cesar, a segurança deve ser de responsabilidade de ambas as partes e, por isso, vem trabalhado junto ao sindicato para implantar ações que tragam maior tranquilidade aos usuários, cobradores e motoristas. Sobre a parceria, o secretário lembrou o trabalho realizado com o Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi-AL) para melhoria da segurança dos profissionais.
“O trabalho com os taxistas é um dos exemplos que apontam a parceria como alternativa para melhorar a segurança no transporte público. Com o Sintaxi, implantamos um sistema de radiocomunicação com as polícias, que é capaz de inibir a atuação de assaltantes e, da mesma forma, apresentamos o projeto ao Sinturb. O que pretendemos é implantar estratégias de sucesso na segurança pública, capazes de serem adaptadas pelas empresas de ônibus”, comentou o secretário.
Dário Cesar destacou que a secretaria está se empenhando para intensificar as ações em prol do transporte público e se colocou à disposição do Sinturb para estreitar a parceria que promete melhorar a segurança nos coletivos. “O trabalho deve ser desenvolvido em conjunto e nós estamos aqui com a proposta de garantir à população a tranquilidade ao sair de casa”, completou.