Geral

Palestra sobre as maravilhas do universo abre Semana de Astronomia

03/12/2013
Palestra sobre as maravilhas do universo abre Semana de Astronomia

A Semana Alagoana de Astronomia, promovida pelo Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) e pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), teve início na manhã desta segunda-feira (2), com a palestra “As Maravilhas do Universo”. Conduzida pelo professor de Física e coordenador do Observatório Astronômico, Adriano Aubert, a atividade recebeu alunos do 9º ano da Escola Estadual Princesa Isabel no Centro de Ciências de Tecnologia da Educação (Cecite), localizada no Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa).alunospalestra
O evento, que acontece anualmente com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), traz uma programação de atividades diferenciadas no Dia da Astronomia e se estende até o próximo sábado (7). A programação completa da Semana pode ser conferida no blogue do Observatório, no endereço: http://oagll.blogspot.com.br/2013/11/semana-alagoana-de-astronomia-02-07-de.html.
“O interesse maior nesta atividade inicial foi apresentar os astros aos alunos, mostrando cada objeto para eles, como funciona e suas características. Falei também sobre os planetas, as galáxias e como o homem, um ser tão pequeno, consegue compreender o processo do universo”, explicou Adriano Aubert.
Com visível interesse no tema Astronomia, o estudante Bruno Albuquerque, 17 anos, cursando 9º ano da Escola Estadual Princesa Isabel, foi um dos participantes mais curiosos presentes à palestra. Ele aproveitou a oportunidade para tirar algumas dúvidas com o professor Adriano Aubert, a exemplo da composição dos anéis de Saturno e sobre a existência vida em outros planetas.
“Nós sabemos muito pouco sobre as coisas do universo e quando temos uma oportunidade de aprender mais, é impossível não se impressionar”, revela o estudante.

    A Semana

Com o objetivo de trazer a ciência para os conteúdos das diversas disciplinas da grade curricular e despertar o interesse de estudantes, professores e a comunidade sobre a Astronomia, o evento conta com palestras, oficinas, lançamento de foguetes, exposição de astropoesias, astrofotografias, maquetes, sessões do planetário e observações com telescópios.
Também são parceiros do projeto a Usina Ciência, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).