Geral

Nutricionista do HGE recomenda consumo diário de sucos no verão

06/12/2013
Nutricionista do HGE recomenda consumo diário de sucos no verão

Os sucos naturais podem ser uma opção refrescante e saudável no verão que se aproxima. Como na estação mais quente do ano se perde muito líquido, o ideal é beber água e sucos naturais, para manter o corpo hidratado. Dentro do projeto “Verão mais Saudável”, promovido pelo setor de Qualidade de Vida no Trabalho do Hospital Geral do Estado (HGE), foi realizada nesta quinta-feira (5), uma oficina para os servidores, com dicas de sucos que trazem combinações variadas de frutas, encontradas com facilidade nas feiras livres e supermercados de Maceió.sucos naturais
Segundo a nutricionista Graça Cavalcante, a iniciativa visa incentivar os servidores ao consumo de frutas, através de sucos que podem ser feitos em casa. A nutricionista assegura que todos podem consumir, inclusive, os portadores de diabete, só que nesse caso, deve se observar a quantidade ideal.
“Os sucos, além de refrescarem, hidratam e fornecem muitos nutrientes ao organismo e precisam ser feitos a partir de frutas frescas. Eles são uma ótima opção para as pessoas que querem uma forma de alimentação bem nutritiva, refrescante e fácil de preparar”, diz a nutricionista Graça Cavalcante, acrescentando que os especialistas recomendam tomar pelo menos um copo de suco por dia.
Ainda sobre os sucos, a nutricionista disse que eles possuem água, um importante elemento que atua em todos os processos metabólicos do organismo. “A água controla a temperatura corporal, transporta as fibras que estimulam o trabalho do intestino, além de retirar as toxinas do corpo”, frisou a nutricionista, informando que a próxima oficina será de bolos com baixo teor de gordura e açúcar.

 Dicas

Para enfrentar a temporada de verão e se manter saudável, a nutricionista forneceu algumas dicas de suco que podem ser consumidos. Entre eles, o de laranja com cenoura e couve, que tem poder de desintoxicação, acelera o funcionamento das enzimas do fígado, eliminando mais rapidamente as toxinas. Uma outra receita é de beterraba com maçã e gengibre, que é rico em vitaminas A, B6 e C. A composição favorece ao aumento da imunidade, tem ação anti-inflamatória e auxilia no funcionamento do sistema digestivo.
“Quem está em busca de poucas calorias e alto poder diurético, o ideal é o suco de água de coco, com pepino e hortelã. Outros sucos que também são consumidos bastante nessa época é o de melancia, com gengibre e manjericão e manga com melancia”, recomenda Graça Cavalcante.