Geral

Mercado do Artesanato recebe o nome do poeta Lêdo Ivo

04/12/2013
Mercado do Artesanato recebe o nome do poeta Lêdo Ivo
fat

Vereadora Fátima Santiago

Na sessão ordinária dessa terça-feira(03.12), na Câmara Municipal de Maceió, foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei 3655/2013 da Vereadora Fátima Santiago (PP) onde sugere que o Mercado do Artesanato de Maceió tenha o nome do poeta Lêdo Ivo. O espaço de valorização sócio-cultural localizado no bairro da Levada é considerado um dos principais pontos turísticos da capital.
A parlamentar justificou a importância da indicação e sua efetivação no logradouro público, já que, no próximo dia 23 de dezembro completa-se um ano do falecimento. “Essa é uma grande homenagem para o poeta que é uma referência na literatura nacional e um orgulho para Maceió. E sempre que vinha para cá, gostava de frequentar esse mercado”. Mencionou ainda que nos últimos anos de sua existência declamava a frase em alusão a cidade natal: “Por mais que me afaste, estarei sempre aqui e serei este vento e a luz do Farol”.
A proposta foi parabenizada pela vereadora Heloisa Helena(Psol). Ela aproveitou a tribuna para recitar vários poemas do poeta que amava Maceió e enaltecia em seus versos as características do povo, cotidiano, natureza e a beleza do lugar.
ledoIvo   O ilustre alagoano foi advogado, jornalista, tradutor, poeta, romancista, contista, cronista e ensaísta brasileiro. Seu primeiro livro foi “As Imaginações” em 1944, e também escreveu clássicos como “Ninho de Cobras”, “A Noite Misteriosa”, “As Alianças”, “Ode ao Crespúsculo”, “A Ética da Aventura ou Confissões de um Poeta”. Era foi membro da Academia Brasileira de Letras, eleito em 13 de novembro de 1986 para a cadeira 10, onde sucedeu Orígenes Lessa.
Durante sua trajetória, recebeu várias condecorações: Ordem do Mérito dos Palmares, no grau de Grã-Cruz; Ordem do Mérito Militar, no grau de Oficial; Ordem do Rio Branco, no grau de Comendador; Medalha Manuel Bandeira; Cidadão honorário de Penedo (AL); Grande Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro; Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pertenceu ao PEN Clube Internacional, sediado na cidade francesa Paris.