Geral

Definida a queima de fogos em Maceió

26/12/2013
Definida a queima de fogos em Maceió

fogosartificiosA tradicional queima de fogos no réveillon de Maceió já está definida pelo Governo do Estado, responsável pelos shows pirotécnicos. Haverá queima em quatro pontos da cidade, incluindo a orla da capital. “Já está tudo certo. Será uma linda festa na cidade, principalmente na orla, que vai estar lotada de alagoanos e turistas”, afirma a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis.
Toda a documentação já foi entregue ao Corpo de Bombeiros, que deve dar um parecer até esta sexta-feira. “Estamos aguardando a liberação dos Bombeiros para encaminharmos a documentação à Capitania dos Portos, devido às balsas que serão colocadas na orla. Mas creio que a montagem terá início já nesta sexta”, diz Francisco de Castro, representante da RA Pirotecnia, empresa baiana vencedora da licitação. “Todos os fogos tem efeitos de luzes e cor, nos quatro pontos de queima”.
A orla da cidade vai receber contar com balsas entre as praias de Jatiúca e Pajuçara. Elas receberão cerca de 1500 morteiros, além de quase 200 “leques” e “tortas”, que criam belos desenhos coloridos no céu. A queima deve durar 15 minutos e será assistida por aproximadamente 30 mil pessoas, segundo previsão da Polícia Militar. A principal atração musical será o cantor baiano Moraes Moreira. Artistas locais como o saxofonista Everaldo Borges e o cantor Wado, vencedor do premio de melhor musica do ano pela MTV, também animam o réveillon da orla.
No Benedito Bentes, a queima de fogos deve durar 12 minutos. Haverá salva com 2.400 tiros, cerca de 100 morteiros e tubos com fogos de efeitos variados. As bandas Boca de Forno e Companhia do Calypso serão as atrações musicais. No Jacintinho, a estrutura é semelhante. As atrações ficam por conta da banda de pagode Katinguelê, do sambista Igbonan Rocha e da banda Parceiros do Samba. Outro ponto de queima de fogos será o conjunto Virgem dos Pobres, que também contará com salva de 2.400 tiros, 90 morteiros e “tubos” com fogos de vários efeitos.