Geral

Defensoria Pública de Alagoas contabiliza o maior número de atendimentos dos últimos anos

19/12/2013
Defensoria Pública de Alagoas contabiliza o maior número de atendimentos dos últimos anos

O ano nem terminou e a Defensoria Pública do Estado de Alagoas já comemora o maior número de atendimentos desde a sua criação em 2003. De acordo com o relatório emitido pela Corregedoria Geral da Defensoria, até o último mês de novembro, o saldo é de 116.381 atendimentos, 13,4% a mais comparado ao ano passado, quando foram realizados aproximadamente 102 mil atendimentos no mesmo período.
Ainda conforme o relatório, que apresenta números exatos devido à ferramenta “Mapa de Atendimento” criada a partir de uma parceria entre a Defensoria Pública e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (ITEC/AL), os números também cresceram em outras áreas. Quanto a ações ingressadas judicialmente, o total foi de 15.404, com um aumento de 5,1% comparado ao ano passado. O número de acordos extrajudiciais e contestações também tiveram grande aumento na produtividade. Cerca de 105 mil atendimentos foram realizados somente na área cível.

Daniel Alcoforado

Daniel Alcoforado

Na área criminal, o relatório também apontou a mesma evolução. Comparado ao ano anterior, foram realizadas 11.504 atendimentos (aumento de 19,6%), 4.492 audiências (9,5%) e 1.997 pedidos em sede de execução penal, aumentando a produtividade da instituição em 120,1% nesse item. Também tiveram acréscimo os números de pedidos de liberdade provisória e Habeas Corpus formulados pelos Defensores Públicos.
Segundo o Defensor Público Geral, Daniel Alcoforado, o crescimento da produtividade apresentado representa uma resposta de todos que integram a Defensoria Pública à confiança e credibilidade que a população deposita na instituição. “São números que merecem ser destacados, pois demonstram o firme compromisso de todos os Defensores Públicos com o relevante papel que exercem em favor da parcela mais vulnerável socialmente da população”, informou.

Instalação de novas sedes
Para acompanhar a demanda que vem aumentando a cada dia, só neste ano, duas sedes da Defensoria Pública do Estado de Alagoas foram inauguradas. A sede geral passou a funcionar na Avenida Fernandes Lima, no bairro Gruta de Lourdes, e a outra, recém-inaugurada, está localizada no município Palmeira dos Índios, na Rua Domingos Roque da Costa, 45, bairro São Luiz.
Ambas oferecem maior conforto e disponibilizam um espaço maior que permite ofertar melhores condições de trabalho aos Defensores Públicos, além de permitir o aumento do número de pessoas atendidas e beneficiadas pela instituição.