Geral

Convênio com Agência Espanhola proporcionou fortalecimento da Desenvolve

04/12/2013
Convênio com Agência Espanhola proporcionou fortalecimento da Desenvolve

A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas foi um dos destaques da reunião de avaliação das experiências da cooperação Brasil-Espanha em Alagoas. O encontro foi realizado nesta terça-feira (3), na sala de monitoramento do Alagoas Tem Pressa e teve como objetivo debater os resultados do convênio firmado entre o Governo de Alagoas e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).
reuniaobrasilEspanhaAL  Foram investidos, por meio do Projeto de Consolidação do Modelo Institucional da Desenvolve, cerca de R$ 1,8 milhão para capacitações em gestão de microfinanças, em micro e pequenas empresas, além de implementação de procedimentos internos e a elaboração de um modelo de gestão e de inteligência competitiva para organismos produtivos.
“Essas iniciativas para o fortalecimento dos conhecimentos e habilidades de nossa equipe são essenciais para o crescimento da Desenvolve no mercado em que atua”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Projetos, Fábio Leão.
Para o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a parceria com a Aecid foi fundamental, principalmente por ela ter sido a primeira instituição internacional a acreditar no potencial da criação da Agência de Fomento de Alagoas.  “Hoje, graças a esta parceria, temos o orgulho de afirmar que somos a única agência de fomento do Brasil a cumprir 100% com o nosso objetivo social, através dos nossos programas de crédito e fomento”, enfatizou.
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho de Administração da Desenvolve, Luiz Otavio Gomes, a meta é fortalecer cada vez mais a instituição para que possa trabalhar e crescer junto com as políticas públicas do Governo de Alagoas. “Com essas ações, podemos trabalhar com a perspectiva de minimizar as desigualdades sociais e erradicar a pobreza extrema, por meio da diversificação econômica”, completou.

 O projeto

A consolidação do modelo institucional da Desenvolve compõe uma das ações do Programa de Fortalecimento de Capacidades de Gestão de Políticas Públicas e Promoção de Pequenas e Médias Empresas, realizado através de um convênio celebrado entre o Governo de Alagoas e a Aecid.
Além disso, o programa foi o responsável pela estruturação do plano de negócios da Agência e o apoio à formação do conselho consultivo. As ações e atividades são realizadas através da parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e Desenvolve, Aecid, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).