Geral

Alagoas ganha escola do projeto ViraVida

04/12/2013
Alagoas ganha escola do projeto ViraVida

    A primeira escola do País construída para atender, exclusivamente, ao projeto ViraVida foi inaugurada nesta terça-feira, dia 3, em Maceió-AL. A Unidade Sesi Industrial Alberto Vasconcellos oferece toda a estrutura para o trabalho de resgate de jovens vítimas de abuso e exploração sexual no Estado. O ViraVida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, que conta com diversos parceiros.unnamed2
“O projeto é um processo socioeducativo, que cria um leque de oportunidades aos beneficiados, a partir da promoção dos direitos fundamentais, elevação da escolaridade, profissionalização, noções de autogestão e encaminhamento aio mercado de trabalho”, explicou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e diretor regional do Sesi, industrial José Carlos Lyra de Andrade, durante a solenidade.
O empresário elogiou a atuação do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, que transformou o combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil em sua maior bandeira de trabalho. “Meneguelli entendeu o papel social da indústria e, através do Conselho, fez com que a entidade, após convencer seus diretores, enfrentasse a batalha contra a vulnerabilidade juvenil”, destacou.
No momento, 140 jovens, de 16 a 21 anos, participam do ViraVida. Na nova unidade, eles terão à disposição quatro salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; miniauditório para 100 pessoas; laboratório de informática para 20 alunos; refeitório; pátio; salas de atendimento psicossocial; e uma ampla estrutura.
“Trata-se de uma magnífica obra em benefício da juventude”, afirmou o industrial Alberto Vasconcellos, que agradeceu a homenagem destacou o papel da Indústria na promoção da educação. “Estou tremendamente emocionado em ter meu nome em uma escola. Só posso agradecer por este trabalho, em nome dessa garotada”, acrescentou.
Os jovens também se manifestaram durante a solenidade. “Quero agradecer ao presidente da Fiea, José Carlos Lyra e do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, pela oportunidade e por acreditar na capacidade da gente transformar as nossas vidas”, afirmou D.C., em nome da turma. Participaram da inauguração a equipe e alunos do ViraVida, representantes do Sistema Fiea e familiares do homenageado.
 
    FORMATURA

Na noite desta terça-feira, dia 3, no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, será realizada a formatura de 48 jovens do projeto ViraVida. A solenidade, marcada para as 19h, vai contar com a presença do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli.