Cidades

Projeto leva ações de cidadania a 900 pessoas em Arapiraca

07/11/2013
Projeto leva ações de cidadania a 900 pessoas em Arapiraca

IMG_0462

Em solenidade ocorrida na noite desta quarta-feira (6), no auditório do Cineteatro do Planetário Municipal, no Lago Perucaba, foi concluída a terceira edição do projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania”.

O projeto foi mais uma vez realizado por meio de parceria entre a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados da 19ª Região da Justiça do Trabalho (Amatra/AL) e Prefeitura de Arapiraca e Secretaria Municipal de Educação.
As atividades reuniram mais de 900 pessoas, incluindo jovens e adultos. Eles receberam conhecimentos acerca dos direitos e deveres do cidadão, bem como noções de como funcionam as leis e a Justiça do Trabalho.
As aulas do projeto ocorreram na Escola de Tempo Integral Professora Cleonice Barbosa, no Conjunto Residencial Brisa do Lago; Escola Djalma Mateus Santana, no bairro Primavera; Escola José Pereira Lúcio, no bairro Planalto; Escola Conego Epitácio e Centro de Educação de Jovens e Adultos Berenice Miranda (Cejama).
A cerimônia de encerramento da terceira edição do projeto contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, que representou a prefeita Célia Rocha (PTB), no evento, que também registrou a participação da coordenadora do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Selma Bento, e do desembargador Jorge Nova Moreira, representante do desembargador Severino Rodrigues, presidente da 19ª Região do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL); juiz presidente da Amatra, José dos Santos Júnior; vice-presidente da Amatra e coordenadora do projeto, juíza do Trabalho Carolina Bertrand.

IMG_0433
Ainda prestigiaram a solenidade, os juízes Antônio Araújo, Fernando Falcão (Justiça do Trabalho em Arapiraca), Kellen Ioko Nazao e a advogada Sandra Gomes, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional de Arapiraca.
Na abertura das atividades, o público acompanhou de pé a execução dos hinos do Brasil e de Arapiraca, e, na sequência, a estudante Joyce Namu cantou a música “A fé faz o herói”.
Em seguida, a secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, destacou o apoio da prefeita Célia Rocha e o empenho da equipe de professores, coordenadores e servidores da secretaria.
Ana Valéria enalteceu a parceria com a Justiça do Trabalho na formação dos jovens e adultos.
“Nas três edições já conseguimos capacitar mais de dois mil e duzentas pessoas com noções e direitos do trabalho e de cidadania”, frisou a secretária.

IMG_0474
A coordenadora do projeto e vice-presidente da Amatra, juíza Carolina Bertrand, agradeceu o apoio dos colegas juízes na realização de mais uma etapa do projeto.
“Repassamos conhecimentos e também aprendemos muito com todos vocês”, disse a magistrada, salientando o sucesso da parceria entre a Justiça do Trabalho e a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

IMG_0611
Após o pronunciamento das autoridades, os jovens das escolas fizeram apresentaçoes para o público, sempre tendo como temas as questões voltadas para a defesa da cidadania e os direitos do trabalhador.