Geral

Experiência de Palmeira será apresentada na Rede Globo

16/11/2013
Experiência de Palmeira será apresentada na Rede Globo
Samantha Mendonça e Thaysa Tenório, do Instituto Federal de Alagoas

Samantha Mendonça e Thaysa Tenório, do Instituto Federal de Alagoas

 

Bernadino Souto Maior

O projeto desenvolvido pelas alunas Samantha Mendonça e Thaysa Tenório, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus de Palmeira dos Índios, será mostrado para todo o Brasil, no próximo dia sete de dezembro.
As jovens irão participar do quadro “Novos Inventores”, uma novidade lançada agora do programa do Luciano Huck, da Rede Globo.
Sob orientação da professora Sheyla Carolina Marques, elas vão mostrar a experiência sobre tijolos ecológicos fabricados a partir do bagaço da cana-de-açúcar. As gravações ocorreram na semana passada.
As duas alunas do curso de Edificações chamaram a atenção da comunidade científica em feira realizada na cidade de Oswego, nos Estados Unidos.
Samantha Mendonça e Taísa Tenório apresentaram projeto inovador, com a fabricação de tijolos feitos com a cinza do bagaço da cana-de-açúcar.
Com a orientação da professora Sheyla Marques, as alunas se classificaram para a etapa final do Genius Olympiad, evento vinculado à área ambiental e que selecionou quatro brasileiros para apresentação de trabalhos de pesquisa.
O projeto teve como base uma tese de doutorado desenvolvida, inicialmente, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Foi constatado que o óleo queimado, misturado à areia e argila, resultaria em um material com a mesma resistência do cimento aplicado em construção civil.
No laboratório do campus do Ifal de Palmeira dos Índios, a experiência foi realizada com as cinzas do bagaço de cana-de-açúcar, adquirida em uma usina alagoana.
Para surpresa do grupo, a resistência do tijolo ecológico foi maior do que o próprio cimento. Pela conclusão da pesquisa, a coordenadora afirma que os tijolos solo-cimento com adição da cinza do bagaço de cana-de-açúcar tornam-se uma alternativa sustentável.
“O cimento é responsável por emitir dióxido de carbono na atmosfera, agravando o efeito estufa. Estes tijolos terão seu custo barateado e não precisarão de mão-de-obra qualificada no momento de sua fabricação, além de eliminarem o processo de queima comum aos tijolos convencionais”, acrescentou a professora Sheyla Marques.