Cidades

Aluna de Coité do Nóia é ouro em Olimpíada Alagoana de Matemática

27/11/2013
Aluna de Coité do Nóia é ouro em Olimpíada Alagoana de Matemática

Aluna da Escola Estadual Álvaro Paes, em Coité do Nóia, Marta de Fátima Oliveira, do 3º ano do ensino médio, conquista medalha de ouro na Olimpíada Alagoana de Matemática de 2013. Medalha de prata em 2012, 2011 e 2010, Marta aguarda com grande ansiedade e expectativa o resultado final da Olimpíada Brasileira de Matemática 2013, que será divulgado nesta sexta-feira, dia 29, em Brasília.FOTO MARTA MEDALHA OURO
Marta de Fátima tem tanta afinidade com a disciplina e já coleciona em seu currículo três medalhas de prata na Olimpíada Alagoana de Matemática (2010, 2011 e 2012), um ouro (2013), além de dois bronzes e quatro menções honrosas durante sua participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obemep).
Expondo inúmeras medalhas e vários certificados, Marta de Fátima reconhece que sua desenvoltura com a matemática – o bicho de sete cabeças para a maioria dos alunos – deve-se à sua concentração e dedicação, mas principalmente, pelo incentivo do seu professor e o apoio da família. “A matemática exige muita dedicação e tenho dispensado algum tempo para desenvolver questões e me familiarizar com os conteúdos”, afirma.
A agricultora Severina Oliveira, mãe da aluna Marta, reconhece o esforço e a sabedoria de sua filha e tem dado todo apoio necessário para que ela conquiste mais uma medalha e uma vaga no ensino superior. “Estou dando à Marta a oportunidade de estudar que não tive na vida”, desabafa.
Josué de Alcantra, que ensina Marta desde à 5ª série, destaca que sua aluna tem uma afinidade impressionante com a disciplina e sua aptidão pelo conteúdo. Ele explica que o interesse dela pelos cálculos é um achado entre os alunos tanto da rede pública, como da rede privada. “Ela tem um raciocínio rápido e a motivação da família também tem ajudado bastante”, reconhece.
A sua conquista com a medalha de ouro, afirma Josué, tem um grande significado para os professores e como aluna da rede pública, já que a competição reuniu 5 mil alunos de Alagoas. “Com sua saída da escola já começamos identificar alguns alunos com aptidão em matemática para substituí-la nas próximas competições.
Maria da Neves, diretora adjunta da Escola Álvaro Paes, informa que a aluna Marta se destaca tanto em matemática, como nas outras disciplinas. “Apesar da sua timidez, Marta é participativa, dedicada e um exemplo para todos”.
A 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) teve o número recorde de alunos inscritos: 173.671 estudantes de 262 unidades de ensino da capital e do interior de Alagoas. No país foram inscritos cerca de 20 milhões de alunos.