Geral

Servidores participam de oficina sobre cuidados para evitar acidentes de trabalho

24/09/2013

Com o objetivo de orientar os funcionários para a prevenção e cuidados contra os acidentes e trabalho, o Ambulatório 24 horas Assis Chateaubriand iniciou nesta segunda-feira (23) uma oficina educativa relacionada à saúde do trabalho.
oficina_da_saude_do_trabalhador  Na ocasião, o diretor do Assis Chateaubriand, Heli Brandão, destacou que a iniciativa faz parte de uma ação da Politica de Humanização da unidade. Segundo ele, todos os funcionários da unidade receberão informações sobre a postura correta no ambiente de trabalho e como evitar os acidentes.
A coordenadora de enfermagem, Adriana Nobre, ressaltou durante a abertura da oficina, que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) tem garantido a distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os funcionários, além de oferecer capacitações e treinamentos para utilização dos equipamentos de forma correta, garantindo o bem estar dos profissionais.
O tipo de acidente mais comum na unidade é o ferimento com objetos perfuro-cortantes, a exemplo de bisturis, agulhas contaminadas e cateteres de infusão. A coordenadora de Recursos Humanos, Liege Batista, explicou que tais acidentes são evitados com o uso correto dos EPIs, (luvas, máscaras de proteção, óculos de proteção, entre outros), que são capazes de prevenir o aparecimento de doenças, principalmente àquelas transmissíveis por secreções, como sangue, espirro, vômitos.
Ainda de acordo com informações do setor, as principais doenças encontradas entre os funcionários sãos as Doenças Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs), que são causadas principalmente por movimentos repetitivos.
“Nós já registramos afastamentos em decorrência de lesões por esforço repetitivo”, revelou Liege,  destacando ainda que através da informação e da criação de uma nova cultura de prevenção dentro da unidade pode-se diminuir os problemas e garantir uma melhor qualidade de vida para todos os profissionais.