Cidades

Seminário discute aspectos relacionados aos agrotóxicos em Alagoas

09/09/2013

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza o seminário Aspectos Relacionados a Agrotóxicos em Alagoas: Saúde Ambiental, Epidemiologia e Legislação. O evento, que é promovido pela Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental, vai ocorrer na quarta-feira (11), no Maceió Mar Hotel, das 8h às 16h.

A Secretaria de Estado da Saúde, Elisabeth Rocha

A Secretaria de Estado da Saúde, Elisabeth Rocha

A iniciativa é destinada aos coordenadores de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental dos municípios da 1ª, 5ª e 6ª Regiões de Saúde. Também devem participar representantes dos órgãos que atuam na área de agrotóxicos como o IMA, IBAMA e Emater.
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde Ambiental, Elisabeth Rocha, o seminário faz parte das ações previstas no Plano Estadual de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos. O Plano que, segundo ela, foi elaborado pela Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental.
“O plano foi aprovado pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de identificar problemas e riscos relacionados ao uso de agrotóxicos no Estado. Ele também tem o objetivo de descrever o perfil epidemiológico do estado e dos municípios em relação às intoxicações exógenas, em especial aquelas provocadas por agrotóxicos”, explicou.
Elisabeth Rocha informou que, durante o seminário, serão também acolhidas e discutidas propostas de ações e trabalhos que visem à redução no número de casos e melhoria da qualidade informação epidemiológica. Também serão discutidos os riscos ao meio ambiente e à saúde pública, decorrentes do uso inadequado ou indiscriminado de agrotóxicos.