Cidades

Judô de Alagoas estreia com medalha de prata em Natal

09/09/2013

O judô de Alagoas estreou bem no primeiro dia de competições dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, para alunos-atletas de 12 A 14 anos. Na manhã dessa sexta-feira (6), Colégio Maristella, o judoca Renglis Xavier, da Escola Estadual Theonilo Gama, localizada no Jacintinho em Maceió, conquistou a primeira medalha (prata) para os alagoanos.
Adelmo Ricardo As disputas contaram com a participação de 405 alunos-atletas, e presença da judoca Mayra Aguiar e Fabiola Molina, da natação, atletas olímpicas e embaixadoras dos Jogos. O judoca meio pesado alagoano Renglis Xavier é mais outro aluno-atleta revelação do projeto Judô nas Escolas Públicas Estaduais, da Escola Theonilo Gama. Ele conquistou uma medalha de prata vencendo três lutas por ipon e uma na bandeirada por ser mais ofensivo. Na final perdeu para o judoca paulista por uma diferença de um shido (falta).
“Foi muito bom essa medalha. Cheguei aqui e conquistei meu espaço nesses jogos que é muito bem representado com os melhores atletas do país”, disse Renglis, agradecendo ao seu professor Ricardo Sérgio e ao governo de Alagoas pelo projeto de judô realizado na Theonilo Gama, que tem se constituído em referência dessa modalidade e revelando tantos talentos. As disputas no torneio de judô prosseguiram até domingo.

Badminton – Outra modalidade que também obteve ótimos resultados nesse primeiro dia foi o badminton. Apesar de iniciantes e estreantes nos jogos, a dupla mista formada pelos alunos-atletas Dário Magalhães, do Colégio D’Lins, e Alícia Bernardes, do Seb/Coc venceram o primeiro jogo contra a equipe do Tocantis (TO), por 2×0 (21 a 8 e 21 a 17). À tarde venceram o segundo jogo contra equipe do Ceará também por 2×0 e se classificaram para a segunda fase do torneio.
A dupla masculina com Dário Magalhães e João Leão, do D’Lins, e o individual masculino com o aluno-atleta João Leão, também estão classificados para a segunda fase que acontece na manhã deste sábado (7). “Foram resultados significativos conquistados por nossos atletas, estreantes nessa modalidade, ainda em formação no nosso Estado. Aqui, eles estão tendo o contato pela primeira vez com quadras oficiais e numa competição nacional com atletas experientes e ranqueados no Brasil”, explicou o professor-técnico, Taciano Fernandes.
O secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, que se encontra na cidade de Natal participando do Fórum Nacional de Secretários de Esportes, parabenizou o judoca medalhista e a todos os participantes dos jogos classificados em seus torneios. “Iniciamos bem sim. Essa façanha do judoca Renglis é mais uma comprovação de que projetos voltados para a melhoria e apoio aos nossos jovens talentos é o caminho certo”, ressaltou informando que neste sábado vai prestigiar os atletas passando pelos ginásios.
Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Natal. O governo de Alagoas é responsável pelo transporte de sua delegação para a cidade sede da competição.