Cidades

Hemoal realiza coleta de sangue nesta terça-feira em Maceió e distribui ingressos para o Samba Alago

10/09/2013

 

Ao som de uma roda de samba, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta terça-feira (10), das 8h às 16h, uma coleta de sangue no Calçadão do Comércio. Com o slogan “Doadores do Samba: Sou da Vida, Sou do Samba”, a ação vai ocorrer graças à parceria firmada com a Guerreiros Promoções e Eventos, que contemplará os 50 primeiros doadores com um ingresso para participar do Festival Samba Alagoas, que ocorre nos dias 21 e 22 de setembro.hemoal
Por meio da ação, a direção do Hemoal espera aumentar o estoque de sangue da instituição, visando ao feriadão da Proclamação da República de Alagoas, que acontece de 14 a 16 deste mês. Isso porque, em datas comemorativas como esta, a demanda por transfusão aumenta significativamente no Estado, segundo atesta o Centro de Processamento de Dados da Hemorrede Pública de Alagoas.

Saiba quem pode doar – Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que tem no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar aqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.
Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para as que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o voluntário deve comparecer ao local de doação bem alimentado. No caso dos menores de 18anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no sitewww.saude.al.gov.br/hemoal.
De acordo com o diretor da Guerreiros Promoções e Eventos,Guilherme Brandão, a proposta é estimular a doação de sangue não só nesta terça-feira (10), mas durante o ano todo. “Sabemos da necessidade de aumentar o número de doações de sangue no nosso Estado. E um evento como o Samba Alagoas não poderia deixar de cumprir seu papel social. Faço um convite para que a população alagoana participe do Dia da Doação e que inclua esse gesto de amor na sua rotina”, destaca Brandão.
Para a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, a ação da Guerreiros Promoções e Eventos é um exemplo de empresa socialmente responsável. “Nos dias atuais, uma empresa de qualquer segmento não pode pensar apenas no lucro, mas trabalhar em paralelo com ações de responsabilidade social”, afirmou Vânia. “Essa ação deve servir de motivação para mais empresas alagoanas, porque infelizmente apenas dois por cento dos alagoanos com idades entre 16 e 67 anos são doadores fidelizados”.