Cidades

Dezessete instituições de Alagoas participam da Primavera dos Museus

24/09/2013

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) promove a partir de terça-feira (34) até o dia 29 de setembro a sétima edição da “Primavera dos Museus”, com a finalidade de mobilizar instituições de todo o Brasil para desenvolver atividades especiais voltados para temas específicos. Este ano o tema escolhido foi “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”.
afrobrasileiraEste ano, o evento conta com a participação de 884 instituições, com mais de 2,6 mil atividades programadas em municípios de todo o País. Em Alagoas, participarão 17 instituições, distribuídas nas cidades de Arapiraca, Chã Preta, Coruripe, Palmeira dos Índios, Santa Luzia do Norte, União dos Palmares e Maceió.
Entre os museus e pontos de memória alagoanos inseridos no evento estão o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) e o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), equipamentos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Com o objetivo de intensificar o convívio da sociedade com os museu, a programação traz ações educativas, exibição de curtas, oficinas, exposições e visitas guiadas, entre outras atividades.
No Mupa, o público poderá conferir a exposição “A poesia da madeira”, do mestre Pedrocas. Além disso, estarão expostos banners e panfletos sobre a filosofia Ubuntu e sobre a filosofia de Nelson Mandela. As exposições serão abertas para visitação de terça (24) a sexta (27) das 8h às 17h e no sábado (28) e domingo (29), das 13h às 17h.
Já no Misa, será exibido no dia 24 de setembro, a partir das 17h, o documentário “A Negação do Brasil” e, às 19h, o curta Carolina. O público também poderá conferir a exposição Lágrimas Negras com 51 fotos em preto e branco da fotógrafa Deny de Menezes. O espaço fica aberto para visitação de segunda (23) à sexta (27), das 8h às 17h.