Cidades

Arapiraca: Desenvolvimento urbano é tema de evento

24/09/2013

Estudantes e professores do curso de Arquitetura do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca, participaram, na tarde desta segunda-feira (23), dos primeiros debates acerca do crescimento e do desenvolvimento urbano.DSCF4783
Representando a prefeita Célia Rocha (PTB), a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Edina Pereira, prestigiou a abertura da quarta edição da Semana de Arquitetura e Urbanismo do Agreste e Sertão (Samanau), tendo como local o auditório da Uneal, no bairro Alto do Cruzeiro.
A solenidade também contou com a presença do diretor do campus da Ufal, Márcio Santos; coordenador do curso de Arquitetura, Rafael Rust; representante dos alunos, Peterson Brito; secretário-adjunto de Planejamento, Cícero Barbosa; representante da Câmara Municipal, vereador Fábio Rogério, e o ex-ministro da Integração Nacional e ex-prefeito de Arapiraca, o engenheiro civil Luciano Barbosa, que foi o palestrante do dia.
Barbosa parabenizou a universidade pela iniciativa dos debates, afirmando que o planejamento urbano é o maior desafio das cidades brasileiras.
“Nas jornadas de junho, os estudantes foram às ruas cobrando melhorias na mobilidade urbana. Temos de unir poder público e sociedade para encontrarmos alternativas viáveis, como a criação de mais anéis viários, melhoria do sistema de transporte coletivo, verticalização das habitações e mais investimentos na educação como vetor de infraestrutura”, afirmou Luciano.
O ex-prefeito ainda respondeu perguntas dos estudantes, que também debateram temas ligados à habitação e acessibilidade com a secretária Edina Pereira.
“A gestão municipal tem feitos ações e projetos como parte do programa Arapiraca Acessível, porque esse tema é uma prioridade na administração da prefeita Célia Rocha. É muito importante um evento como esse, para unir os diversos segmentos sociais em prol de uma cidade cada vez melhor para todos”, acrescentou a secretária.
As atividades da Semana de Arquitetura e Urbanismo do Agreste e Sertão (Semanau) prosseguem até o dia 27, com mais palestras e debates.