Geral

Trabalhadores de Santana do Ipanema recebem ação educativa sobre acidentes de trânsito

25/07/2013

Em comemoração ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, na quarta-feira (31), uma ação educativa com a população do município de Santana do Ipanema.
A atividade, que será promovida pela Diretoria de Vigilância à Saúde do Trabalhador, acontece das 8h às 14h, na Praça Adelson Isaac de Miranda, no Centro da cidade.
O objetivo é sensibilizar os trabalhadores que utilizam motocicletas como meio de transporte sobre os riscos a que estão submetidos, trabalhando a prevenção de acidentes. O evento pretende dar continuidade às ações de promoção à saúde realizadas pela Diretora de Vigilância à Saúde do Trabalhador e tem a parceria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santana.
Segundo a diretora de Vigilância à Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, a abordagem será feita por meio da aplicação de um questionário para traçar o perfil dos entrevistados, possibilitando ações de prevenção. Também serão realizados teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial e distribuição de panfletos, camisinhas e malhas para proteção dos braços.
“Queremos detectar a prevalência de acidentes com usuários de motos sofridos no percurso entre a residência e o trabalho e vice-versa. Devido a essa categoria estar em expansão, pretendemos chamar a atenção dos motoboys, moto-táxis e moto-fretes, que são os mais suscetíveis a esse tipo de ocorrência”, explica Gardênia Santana.
Ela destaca que, até o mês de abril deste ano, o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico do Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu 1.482 motociclistas em decorrência de acidentes. Em 2012, foram 4.820 registros no total. Já o País – que teve um crescimento de 300% na frota de motocicletas – teve 11.268 vítimas fatais em 2011, segundo o Ministério da Saúde (MS).