Geral

Mupa recebe visita de 460 alunos da rede pública e privada de Maceió

17/04/2013
Mupa recebe visita de 460 alunos da rede pública e privada de Maceió

Estudantes da rede pública visitam o Mupa

 

O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) recebe, até esta sexta-feira (19), a visita de 460 estudantes da rede pública e privada de Maceió que conhecerão o rico acervo  cultural do museu. As visitas começaram nesta quarta (17) e tem como objetivo repassar aos alunos o valor cultural de Alagoas presente no Mupa, além de diversificar o  roteiro turístico da cidade.
 Os alunos que visitarão o museu são da Escola Cleto Marques Luz, Escola de Jovens e Adultos – EJA do Vergel, Colégio Diógenes Jucá, Escola Sara Lins e Colégio  Construtivista. As visitas serão divididas entre os horários da manhã, tarde e, excepcionalmente, no horário da noite para os estudantes do EJA.
 Para o diretor do Mupa, José Marcio Passos, é gratificante ver que o trabalho da Secult na preservação do acervo cultural de Alagoas está sendo valorizado pelos  educadores. “Será uma visitação inusitada por conta do grande número de alunos em um curto período de tempo e, inclusive, pela excepcional visitação no período da  noite, mas significa que os nossos educadores estão incentivando os alunos a terem um maior interesse no nosso acervo cultural e isso causa uma grande satisfação nos  funcionários e monitores do museu”.
 O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) é parte integrante do “conjunto arquitetônico dos Martírios”, tombado pelo Patrimônio Estadual pelo Decreto nº 38309/2000. O  acervo é constituído do mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, de quadros dos pintores alagoanos, como os destacados Luis Silva,  Miguel Torres, Lourenço Peixoto e telas do pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, premiado em várias exposições no Brasil e na França.
 De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Cleto Marques Luz, Nicole Marques da Silva, a direção da unidade costuma levar os alunos aos museus da capital. Ela  conta que a iniciativa veio por meio de uma das professoras, que conheceu recentemente as instalações do Mupa com a família e se interessou. “A escola procura sempre  valorizar estes espaços, pois neles os alunos aprendem mais do que em sala de aula. Eles acabam aprendendo melhor quando obtêm a informação no local”, afirmou.
 O aluno do 4º ano Luiz Carlos, nove anos, fez sua primeira visita ao museu. “Foi legal. Conheci muitas coisas e adorei o farol do Memorial Lêdo Ivo”, disse. “Vou levar  tudo na minha memória”.
 Já para a aluna Gabriela Gomes do Nascimento, também de nove anos, o que mais chamou a atenção foram os vídeos disponíveis nos espaços do Mupa. “Gostei muito dos  vídeos, são bem legais”, disse. A amiga Dayane Melo Sena, da mesma idade, declarou ter se emocionado ao conhecer mais sobre a vida de Lêdo Ivo e Aurélio Buarque de  Holanda. “Gostei de conhecer eles, até tive vontade de chorar quando assisti aos vídeos”, afirmou.
 As visitas podem ser agendadas pelo telefone (82) 3315-7874. O museu está aberto para visitação às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 17h e sábados,  domingos e feriados, das 13h às 17h.