Cidades

Jacinto Silva: forrozeiro palmeirense é homenageado em São João de Maceió

17/04/2013
Jacinto Silva: forrozeiro palmeirense é homenageado em São João de Maceió

Rui Palmeira lança São João de Maceió

O prefeito Rui Palmeira e o presidente da Fundação municipal Vinícius Palmeira lançaram, na manhã da quarta-feira (10), os festejos juninos de Maceió. Durante um café da manhã no Mercado público de Jaraguá, Rui apresentou o São João da capital, que esse ano homenageia dois grande ícones populares da cultura alagoana. Com o slogan “De Jacinto a Tororó: São João é em Maceió”, os festejos juninos reverenciarão Jacinto Silva e Tororó do Rojão.
Rui destacou que o São João em Maceió valorizará os artistas locais, que há muito tempo não tinham espaço nos eventos em Maceió. O prefeito colocou também que haverá o resgate das tradições juninas. “É muito importante que a cultura popular esteja sempre presente, esse é o nosso objetivo. Estamos valorizando quem faz cultura em Maceió”, disse.
Sobre a escolha de Jacinto Silva e Tororó do Rojão como os homenageados no São João de Maceió, o prefeito afirmou que os dois são ícones da cultura popular e não eram reconhecidos. “Dois artistas que representam a cultura local e essa é apenas uma forma de reconhecimento”, observou Rui Palmeira.
O vice-prefeito Marcelo Palmeira também ressaltou a relevância dos artistas locais. “Temos grandes nomes em Maceió e em todo o estado, que só precisam de valorização e é isso que o São João de Maceió está trazendo para a população”, frisou.
O São João de Maceió terá mais de 70 atrações, artista locais e de todo o nordeste como: Nando Cordel, Alcymar Monteiro, Flávio José e Jorge de Altinho, alguns dos artistas já confirmados. Vinícius Palmeira, presidente da Fundação municipal de Ação Cultural (FMAC), disse que além dos nomes nacionais, diversos artistas locais também animarão o São João de Maceió.
Vinícius explicou que o diferencial do São João desse ano será a descentralização das festividades. Além do Jaraguá, haverá arraiás nos bairros de Maceió. A seleção para a realização dos eventos acontecerá por meio de editais. “Esse será o São João da participação, de festa na rua. Será o São João que nos toca, do resgate da cultura popular. Os artistas homenageados são grandes nomes, que sempre merecem ser lembrados”, destacou o presidente da FMAC.
Haverá ainda o Forró dos Mercados (Jaraguá, Jacintinho e Mercado do Artesanato) e o Forrock (Posto Sete). A secretária Municipal de Abastecimento, Solange Jurema, ressaltou a parceria com a Fundação Cultural para a realização do São João nos Mercados. ” Todas as sextas-feiras de junho, serão de festa nos mercados de Maceió”, destacou Solange Jurema.

Artistas

Geraldo Cardoso e Messias Lima são alguns dos artistas alagoanos que se apresentarão durante o São João de Maceió. Os dois comemoraram a decisão da Prefeitura de valorizar quem trabalha com cultura na cidade.
“Quero parabenizar o prefeito Rui Palmeira por essa atitude de valorizar o artista da terra. Há muito tempo que a gente tinha essa reivindicação e agora fomos atendidos. Estou muito feliz também com a homenagem a Jacinto Silva e Tororó do Rojão”, afirmou Messias Lima.
Os secretários de Meio Ambiente, Raphael Wong, Esporte e Lazer, Pedro Vilela, de Planejamento e Desenvolvimento, Manoel Messias, de Infraestrutura, Roberto Fernandes, de Comunicação, Clayton Santos, e os superintendentes de Energia e Iluminação, Ib Brêda, de Limpeza Urbana, Gustavo Novaes, o adjunto de Controle do Convívio Urbano, Alfredo Gazzaneo, os diretores presidentes do Instituto de Previdência, Leonardo Novaes, e da Companhia municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, Antônio Moura, o coordenador da Defesa Civil municipal, Dinário Lemos, e a secretária executiva do Gabinete Adriana Toledo compareceram ao lançamento do São João. Os vereadores Eduardo Canuto, Chico Filho, Antonio Hollanda, Aparecida do Luiz Pedro, Marcelo Gouveia, Tereza Nelma, Simone Andrade, Silvânia Barbosa, Wilson Júnior, Silvio Camelo, Fátima Santiago e Dudu Ronalsa também estiveram presentes ao café da manhã.