Cidades

IPVA de veículos com placa de final 3 tem desconto até 30 de abril

25/04/2013

Proprietários de veículos com placa de final 3 têm até o dia 30 deste mês para pagar, em cota única, o Imposto sobre Propriedade de Veículos     Automotores (IPVA), exercício 2013, com desconto de 10%. O boleto referente ao imposto já foi enviado pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas     (Sefaz-AL) para as residências dos proprietários de carros e motocicletas.
Entretanto, para quem optar por pagar o IPVA de forma parcelada – em até três vezes –, a primeira cota de vencimento também está prevista para o dia     30 de abril, ficando a segunda para 31 de maio e a terceira e última parcela para 28 de junho.
O boleto, com as duas opções de pagamento – cota única com desconto e parcelado em três vezes em valor integral – foi enviado via postal e pode ser     pago em qualquer casa lotérica ou instituição bancária.
Caso o documento de cobrança do IPVA 2013 não chegue antes do dia 30 de abril, o proprietário pode fazer a emissão do boleto através do site     www.sefaz.al.gov.br. A emissão do documento dos veículos com placa de final 3 pode ser feita até o dia 31 de julho deste ano.
Quanto aos proprietários de veículos com placa de final 2 – que optaram no pagamento parcelado – é importante lembrar que o vencimento da segunda     parcela está marcado para o dia 30 deste mês; e da terceira e última parcela para o dia 31 de maio.
De acordo com a tabela publicada, os vencimentos da cobrança do IPVA 2013 variam de 28 de fevereiro, para veículos com final de placa 1, a 29 de     novembro, para os automóveis que possuem placas terminadas em 9 e 0.
Portanto, é importante que os proprietários de veículos fiquem atentos as datas, pois quem optar por quitar o imposto em cota única terá desconto de     10% no valor total do tributo; caso contrário, poderá pagar o IPVA em três parcelas mensais consecutivas.
A pesquisa dos valores para cobrança do tributo é feita nos meses de setembro e outubro, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A     instituição, que presta serviços a 26 dos 27 estados brasileiros, é a única do País a efetuar esses estudos de acordo com os critérios específicos do     Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).