Cidades

Alagoas atinge marca de 50 mil casas contratadas em seis anos

24/04/2013

Nos últimos seis anos, o Governo de Alagoas avançou na política habitacional do Estado e alcançou a marca de 50 mil casas contratadas. O número, reconhecido em todas as regiões alagoanas como um avanço significativo do setor, representa o dobro do registrado em toda a história habitacional do Estado até o ano de 2007.
Os dados são da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) de Alagoas, que apontam ainda para mais de 36,5 mil imóveis em construção ou já     concluídos daquele total. Para o secretário da pasta, Marco Fireman, a explicação para os resultados positivos está nas parcerias firmadas com o  Governo Federal para desenvolver o acesso da população a moradias de qualidade.
“Esse canal aberto com a União garantiu ao longo desses últimos seis anos recursos repassados por meio de diferentes programas federais, além de     convênios estabelecidos com os municípios, que são incentivados e capacitados pela Seinfra para adquirir recursos para o setor habitacional”, explicou Marco Fireman.
“Destaco ainda como um marco deste Governo a construção dos conjuntos Craibeiras para servidores públicos, que foi mais um compromisso cumprido no     setor habitacional”, completou o secretário da Infraestrutura.
Além das 17,7 mil casas incluídas no Programa da Reconstrução, que devolveu a dignidade a milhares de famílias atingidas pelas cheias de 2010, o     programa habitacional do Governo de Alagoas está erguendo moradias em dezenas de outros municípios, do Litoral ao Sertão.
Entre os municípios que receberam investimentos habitacionais em Alagoas nos últimos seis anos estão Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha,     Cajueiro, Campestre, Capela, Coruripe, Coqueiro Seco, Flexeiras, Joaquim Gomes, Mar Vermelho e Murici, além de Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto,     Penedo, Piranhas, Quebrangulo, Rio Largo, União dos Palmares, Viçosa e a capital Maceió.
Paralelamente às obras físicas, a Seinfra também desenvolve projetos socioambientais que garantem qualidade de vida aos beneficiários de baixa renda.     Entre as ações, a secretaria promove com os futuros moradores visitas periódicas aos canteiros de obras, que possibilitam o acesso a informações     sobre o andamento dos trabalhos e cumprimento dos cronogramas estabelecidos, além de educação sanitária e ambiental para as famílias que viviam em  moradias insalubres.

Tags: