sábado, 22 de setembro de 2018

Blogs

Sob protestos, ENADE é realizado em Palmeira dos Índios

ENADE

Aconteceu ontem (25) mais um Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que, segundo o Ministério da Educação, tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Em Palmeira dos Índios o exame foi marcado por protestos de estudantes de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) à porta do Colégio Sagrada Família, local de realização das provas. O ato comungou da iniciativa da categoria através de suas instâncias representativas (ABEPSS, ENESSO, CFESS e Movimento Estudantil), que consideram que o ENADE funciona como uma certificação de “‘produtos educacionais’, numa clara perspectiva mercadológica, sem a garantia da qualidade da política pública de educação superior no Brasil”.

“A partir das discussões travadas dentro da categoria acerca do que é a educação, educação pública no Brasil, que por sua vez sofre um processo de precarização no contexto do neoliberalismo, avaliamos que o Enade como uma das etapas do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), não considera as condições de precarização em que estão se dando as formações nas Universidades públicas no Brasil. Dessa forma, os resultados quantitativos obtidos na avaliação são contraditórios com a realidade vivenciada pelos discentes, docentes e técnicos. Todo esse processo resulta na legitimação do investimento público na iniciativa privada, ratificando o discurso de que o público não presta e o privado, sim”, explicou-nos Érika Costa, uma das integrantes do movimento.

Cerca de 170 mil estudantes realizaram o ENADE deste ano, que teve índice de abstenção de 13,7%. Este número representa uma queda no percentual de abstenção em relação ao ano passado, quando 20,1% dos estudantes deixaram de realizar o exame.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com