sábado, 19 de outubro de 2019

Blogs

Preocupação

Celso Luiz

O prefeito de Canapi, Celso Luiz (PMDB), está preocupado com o anúncio do MP Estadual para investigar os supostos atos de improbidade administrativa no Instituto de Previdência da cidade. Assim que soube da informação, o prefeito tratou de repudiar a atitude do Ministério Público e até colocar a culpa nos seus opositores. Celso também deixou claro que nas próximas eleições irá investir ‘pesado’ para tomar a prefeitura de Mata Grande.

Iprev na Mira

O Ministério Público Estadual está atento às movimentações que acontecem nos Institutos de Previdência dos municípios. Ontem, a promotoria de Justiça de São Luís do Quitunde e do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, informaram que uma ação de responsabilidade por atos de improbidade administrativa em desfavor do prefeito, Eraldo Pedro da Silva foi dada entrada. Segundo o MPE, o gestor é acusado de irregularidades no repasse das contribuições previdenciárias (dos servidores e patronais) ao Instituto da Previdência dos Servidores Públicos de São Luís do Quitunde (IPREVSLQ) nos anos de 2013 e 2014, causando um prejuízo ao órgão de R$ 4.826.302,96. Desse montante, a gestão de Eraldo Pedro, sozinha, gerou uma dívida de R$ 3.936.577,62.

Tranquila

A prefeita de Traipu, Conceição Tavares (DEM) está muito bem no município. O rompimento com o seu vice-prefeito, Erasmo Dias, poderia lhe causar mais problemas políticos, porém, as ações impetradas pelo vice-prefeito não têm surtido efeito. Conceição sabe que Erasmo está querendo assumir o cargo de prefeito e por isso tem se defendido com maestria na Justiça.

Clima tenso

Em Rio Largo, o prefeito Toninho Lins (PSB), volta a bater de frente com a oposição. Na Câmara de Vereadores, por exemplo, Lins está acompanhando as sessões para saber quem terá a coragem de decidir o seu afastamento. Os vereadores, por sua vez, apresentaram um relatório da Comissão Especial de Investigação que comprova novos atos de improbidade administrativa por parte do prefeito.

Soltou o verbo

Durante uma reunião na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), uma prefeita soltou o verbo: “Será que não tem homem para resolver os problemas do nosso estado? O governador Renan Filho tem a maior boa vontade para resolver os nossos problemas, mas, quando o governo chega ao interior, parece que os prefeitos somem”.

Cobrança

O deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) já está sendo cobrado para levar investimentos ao município de Girau do Ponciano. O parlamentar garantiu em sua campanha que iria lutar na Assembleia Legislativa do Estado para assegurar recursos para o município, bem como para a região do Agreste. O deputado está conhecendo os trâmites no parlamento e acabou como líder do PSDB.

Incentivo

A manhã de dezenas de mulheres que trabalham no Ministério Público Estadual de Alagoas foi dedicada a valorização da sua auto-estima. Durante a palestra “Transformando sonhos em realidade”, ministrada pela psicóloga Gleide Vilela, procuradora, promotoras, servidoras e estagiárias foram incentivadas a praticar o ‘empoderamento’, característica que deve estar presente na mulher do século XXI. A abertura do evento foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, pelo diretor da Escola Superior do Ministério Público, procurador de Justiça Eduardo Tavares, pela coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, promotora de Justiça Hylza Paiva Torres de Castro e pela presidente da Associação do Ministério Público (Ampal), promotora de Justiça Adilza de Freitas.

Julgamentos

Os julgamentos e audiências relativos à Semana da Justiça pela Paz em Casa tiveram início ontem com solenidade de abertura conduzida pelo presidente Washington Luiz Damasceno Freitas, na Faculdade de Direito do Centro Universitário Cesmac. O desembargador ressaltou a importância desta ação para a sociedade. A Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) que visa impulsionar o enfrentamento da violência, doméstica ou não, contra mulher. Durante toda a Semana, serão analisados 776 processos, dos quais 500 na Capital e os demais do interior.

Programa

A terceira fase do Programa Minha Casa Minha Vida será anunciada oficialmente com novas exigências e novos preços, afirmou a secretária nacional de habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães. Ela reforçou que a nova etapa irá contar com o lançamento de três milhões de unidades até 2019. O pronunciamento ocorreu durante debates do 11.º Construbusiness. Na ocasião, a secretária nacional explicou sobre os aperfeiçoamentos do novo ciclo do Programa, as melhorias tecnológicas de projetos, exigências de sustentabilidade, dentre outros temas.

Defesa

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem defendido a necessidade de revisão dos valores de subsídio da unidade habitacional aderente à exigência das especificações técnicas; a necessidade de ajustes dos valores de enquadramento das famílias nas faixas de renda; a ampliação da meta de produção habitacional destinada aos Municípios com população até 50 mil habitantes esquecidos pelo governo federal. Também, é urgente uma revisão da redistribuição de cotas por estados e regiões metropolitanas.

Rápidas

* O município de Porto Calvo se consolida como referência em saúde na Região Norte de Alagoas. O Centro de Radiodiagnóstico Enfermeiro José Petrúcio da Silva, no Hospital Municipal São Sebastião, oferece diversos exames de Raio X aos pacientes.

* Já são cerca de 410 mil pessoas atingidas pelo efeito da estiagem nos municípios de Alagoas. O número está no diagnostico da seca entregue ao Ministério da Integração pelo grupo de trabalho formado por técnicos da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Defesa Civil Estadual, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Casal.

* O documento apresenta a fonte hídrica e o grau de racionamento de cada região, além da quantidade de carro-pipa oferecido pelo Exército, entre outras informações. Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, o diagnostico comprova uma reclamação antiga dos prefeitos: falta água potável para consumo humano, muitas vezes até na área urbana.

* As bibliotecas digitais de bairro, as Arapiraquinhas, estão ampliando sua importância na formação educacional das crianças do município, com a participação cada vez mais efetiva das famílias no acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com