quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Blogs

Prefeitos assinam convênio para construção de Estação de Transbordo

Na presença do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley (MDB), prefeitos, procuradores e demais representantes dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte de Alagoas (Conorte) assinaram o Termo de Apoio e Cooperação Técnica Operacional para a construção da Estação de Transbordo (EA).
 
O EA vai se instalar no município de Porto Calvo. Com previsão de término da obra para 90 dias, os gestores podem contar com uma redução de mais de 50% nos custos com o transporte de resíduos sólidos que hoje é direcionado para o município de Pilar – um dos quatro locais no estado que possuem certificação para operar como aterro sanitário.
 
Durante o acordo do Termo de Apoio e Cooperação Técnica, o presidente da AMA parabenizou a inciativa dos gestores municipais que pode servir de referência para outras regiões de Alagoas.
 
“Eu acredito que todos saem ganhando com a construção dessa Estação de Transbordo. É mais economia para os municípios e mais cuidado com o meio ambiente”, disse Hugo Wanderley.
 
A assinatura do convênio também vai possibilitar que os municípios incorporem programas de educação ambiental como o incentivo à coleta seletiva. 
 
“Nosso objetivo é conscientizar a população, promover a redução de gastos com transporte e, claro, dar destinação correta ao lixo que é produzido pelos municípios. Em pouco tempo, essa realidade será possível em nossa região”, afirmou o presidente do Conorte, Klever Júnior Loureiro, prefeito de Japaratinga. 
 
Concretizaram o Termo de Apoio e Cooperação Técnica Operacional, além do presidente do consórcio, prefeitos e o presidente da Ama, Hugo Wanderley, como testemunha. 
 
Logística
 
De forma complementar, a Resolução CEPRAM N° 10 de 2018, definiu o estudo ambiental solicitado pelo órgão ambiental que, para este caso, foi realizado um Estudo de Conformidade Ambiental (ECA) – Nível – Relatório de Avaliação Ambiental (RAA).
 
Em Porto Calvo, onde deverá ser construída a Estação de Transbordo (ET), os municípios consorciados terão como benefício uma melhor logística no caso da coleta e descarte de resíduos.
 
Fazem parte do Conorte os municípios de Campestre, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com