segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

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Nutricionista dá dicas para comemorar a Páscoa sem sair da dieta

ovosFaltando poucos dias para a Páscoa, a corrida pela compra dos tradicionais ovos de chocolate se tornou uma cena comum nos supermercados da capital. Com tanta variedade disponível no mercado, é difícil controlar o consumo e não sair da dieta. Apesar de deliciosos e de pesquisas comprovarem que trazem benefícios, o consumo excessivo de chocolate pode estragar os planos de quem está brigando com a balança para manter o peso, é o que alerta a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Estácio, Ângela Ilha

 

A nutricionista ressalta que, além da grande quantidade de gordura presente em alguns tipos de chocolate, o grande vilão da dieta é o excesso de açúcar contido nesses produtos. Ela diz que o melhor tipo de chocolate é o amargo, que tem maior quantidade de cacau e menor índice de açúcar. “Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios há para a saúde. Por isso, os chocolates meio amargos e negros são melhores, porque ajudam a diminuir as doenças cardiovasculares”, explicou.

 

Ângela explica que os chocolates possuem uma substância chamada flavonoide, que promove o bom funcionamento dos vasos sanguíneos e é encontrada em quantidade maior naqueles com índice de cacau acima de 60%. Outro benefício do chocolate, diz ela, é fornecer a sensação de bem estar, pois ajuda na liberação do hormônio serotonina.

 

De acordo com a nutricionista, é melhor evitar o consumo dos chocolates brancos e ao leite, porque têm maior quantidade de gordura. Mas, se esse for o seu preferido, a dica é consumir em pouca quantidade. O recomendado é que o consumo diário não ultrapasse 25 gramas, o que equivale a uma barra pequena ou dois bombons.

 

Para quem não quer perder a forma, a nutricionista destaca que o ideal é ingerir o chocolate depois das refeições que incluam salada, porque a fibra dos legumes diminui a absorção do açúcar e da gordura. Outra dica é fracionar o ovo de Páscoa e consumir ao longo dos dias.

Para quem ignorar as orientações e se exceder no consumo de chocolate, a dica da nutricionista é compensar após o feriado, bebendo muita água, ingerindo frutas e legumes e evitando doces e frituras. A intensificação dos exercícios físicos também deve fazer parte da rotina de quem quer perder o peso adquirido durante o período.

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