segunda-feira, 22 de julho de 2019

Blogs

Feirão de livros

Secret Tania MariaDurante a manhã de ontem, na Casa da Cultura, situada na Praça Luiz Pereira Lima, aconteceu o II Feirão de Livros da Livraria Revolução Cultural, com entrada franca. Segundo a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, o evento contou com apoio da Prefeitura de Arapiraca,

Espaço para debate

Houve, também, espaço para o debate “Os Desafios da Leitura em Arapiraca”, com os professores de Língua Portuguesa, William Santos; de Literatura, Ívina Silva; e de História, Maria Aparecida Santos; e os estudantes de Psicologia, Ailton Lucena Filho, e de História, José Rocha.
Este último, o qual é proprietário da livraria e idealizador do evento, estará lançando seu primeiro romance “Um Dia de Outono”, pela editora Soares.

Homenagem

Em reverência ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (8), ocorreu recitação de poema em homenagem a todas elas, feita pelo poeta Erivaldo Amâncio.
A estimativa é que mais de mil publicações estavam disponíveis para venda durante esta segunda edição do feirão, com preços que devem variar de R$ 5 a R$ 129.

Foi nomeado

O governador Renan Filho assinou, na manhã de sexta-feira, 6, o decreto de nomeação do novo presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Marcus Vasconcelos. O documento será publicado na próxima segunda-feira, 9, no Diário Oficial do Estado.

Votação secreta

O decreto legislativo com a aprovação do titular da Arsal foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, dois dias após o nome de Marcus Vasconcelos ter sido aprovado em votação secreta realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

Três anos

Marcus Vasconcelos, que acompanhou a assinatura do ato no Palácio República dos Palmares, deve iniciar seu mandato de três anos – renovável por mais três – à frente do órgão já na segunda-feira, em substituição ao engenheiro Waldo Wanderley, que ocupou o cargo durante pouco mais de seis anos.
“Vamos atuar duro na fiscalização para garantir um serviço público eficiente para a população alagoana”, disse o governador Renan Filho, ao assinar nomeação.

Audiência pública

Atendendo ao requerimento da deputada Jó Pereira (DEM), a Assembleia Legislativa realizou, na sexta-feira, 6, uma audiência pública alusiva às comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Três poderes

Com o tema políticas públicas de promoção à igualdade, autonomia, respeito e diferença, a sessão reuniu representantes dos três poderes e de todos os segmentos de entidades ligadas á mulher, que subscreveram a criação de um fórum permanente. Com base na legislação nacional vigente e as recomendações e tratados internacionais, o Fórum será mais um instrumento à disposição das mulheres.

Avanço

A prefeita Pauline Pereira considerou a criação do Fórum um avanço da Assembleia Legislativa, através da deputada Jó Pereira, e destacou a necessidade de criação de secretarias municipais da mulher, bem como o apoio de todas as mulheres a campanha nacional Justiça pela Paz em Casa, lançada pela vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia Rocha e que tem como objetivo ampliar esforços para condenar os autores de crimes contra a mulher. O Brasil está entre os 7 países de maiores índices de violência contra a mulher.

Políticas públicas

A deputada Jó Pereira explicou que a sessão tem como objetivo debater o panorama das políticas públicas estaduais voltadas para as mulheres. “São políticas voltadas para a igualdade de gênero das perspectivas da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres alagoanas”, disse a deputada agradecendo a presença de todos os presentes.

Rápidas

… A recém-reformada e ampliada Casa da Cultura, inaugurada em 1998 pela prefeita Célia Rocha, é uma mostra de que o setor está sendo resguardado. O local está virando um centro de vivência cultural.

… Ainda neste mês março, a Sectur irá lançar extensa programação até o mês de maio e só deve parar por conta das festividades juninas.

… Em breve abrirá, na Casa, um café literário que vai abrigar espetáculos de comédia stand up e de músicas autorais de artistas da terra, dentro do cronograma. Nesse meio tempo, o Espaço Multimídia Paulo Lourenço da Silva (Paulo do Bar) também deve ser inaugurado.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com