segunda-feira, 25 de Março de 2019

Blogs

Donald Trump. Uma ameaça

A maneira como o magnata Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos, encara questões como economia, relações comerciais e diplomáticas com o resto do mundo dá pistas do que o país pode aguardar do próximo presidente americano.Com exceção das inflamadas promessas para imigração, a América Latina foi tema periférico na corrida à Casa Branca para o candidato. Pouco se falou de concreto sobre a região – e o Brasil sequer foi mencionado pelo agora presidente dos Estados Unidos.

Mas a forma como Trump trata questões como economia, relações comerciais e diplomáticas com o resto do mundo pode dar pistas sobre o que o Brasil pode esperar de seu período na Casa Branca. Além da questão migratória, as fortes críticas à China e a política protecionista apregoada por Trump são vistas como um sinal, segundo analistas, de que o Brasil pode ter muito a perder com ele como o próximo presidente.

Segundo Timothy Power, diretor do programa de estudos brasileiros da Universidade de Oxford, um governo Trump – que em 2014 sequer sabia quem era Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à revista Veja – será um “péssimo não apenas para os EUA e o Brasil, mas para a ordem internacional”.

A vitória de Donald Trump também é vista com preocupação pelo cientista político David Fleischer, (meu professor na Universidade de Brasília e para mim o americano que mais entende de Brasil). Ele acredita que a política externa restritiva e conservadora do republicano poderá ser bastante prejudicial ao Brasil.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com