Geral

Prefeitura beneficia centenas de produtores rurais com programa de aração de terras

15/01/2020
Prefeitura beneficia centenas de produtores rurais com programa de aração de terras

Valorizar o produtor rural sempre foi uma marca da atual gestão. Um exemplo disso é o serviço de aração de terra gratuita em várias comunidades rurais do Município, beneficiando os pequenos e médios produtores.

A Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da secretaria de Desenvolvimento Rural, tem beneficiado os agricultores com horas gratuitas de aração e acompanhamento técnico. Os favorecidos são proprietários de terras localizadas em diversas localidades da zona rural.

Em 2019, aproximadamente 600 pedidos foram atendidos, totalizando uma área de mais de 3.500 mil tarefas de terra aradas. Em janeiro de 2020, algumas comunidades já estão sendo beneficiadas, seguindo o cronograma de solicitação. Cerca de 45 locais da zona rural já receberam os serviços.

A aração faz uma descompactação no solo para que o plantio seja mais adequado e exista uma maior produtividade por área. Esta ação acresce em até 30% a produção final do agricultor, uma vez que o plantio tende a ser mais bem-sucedido.

O prefeito Rogério Teófilo destacou que o serviço garante economia e incentivo aos pequenos produtores. “Várias comunidades estão sendo beneficiadas com aração gratuita e isso proporciona uma economia significativa para os produtores ligados à agricultura familiar”, frisou o prefeito.

PRODUTORES DE ABACAXI

O município de Arapiraca desponta como o maior produtor de abacaxi da região e de Alagoas. Na comunidade do Poção e Oitizeiro, pequenos produtores rurais que trabalham diretamente com o cultivo do fruto recebem o serviço gratuito, como é o caso do senhor Abrão Rodrigues, produtor rural na comunidade Poção.

“Este serviço é muito bom pra todos nós. Eu fico muito agradecido, pois iniciei o plantio de abacaxi em algumas tarefas de terra que possuía e a prestação de serviço com aração e acompanhamento técnico tem sido muito boa”, declarou Abraão Rodrigues.

Os agricultores que ainda não solicitaram e desejam obter o empréstimo das máquinas devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural, fazer um cadastro e aguardar o cronograma.