Geral

Prefeito entrega quadra e praça revitalizadas no conjunto Inocoop

24/01/2020
Prefeito entrega quadra e praça revitalizadas no conjunto Inocoop

Entrega aconteceu na noite dessa quinta-feira (23). Foto: Átila Vieira|Secom Maceió

O conjunto Inocoop, no bairro Cidade Universitária, agora conta com um espaço para o lazer e esporte. A praça, antes “escura e abandonada”, segundo relato de moradores, e a quadra da comunidade foram revitalizadas e entregues pelo prefeito Rui Palmeira, na noite dessa quinta-feira (23). O novo ambiente é resultado de investimento do programa Nova Maceió.

Após ganhar ruas pavimentadas, entregues há três meses, a comunidade ganha novos equipamentos que melhoram a qualidade de vida dos moradores, como pontua o prefeito. “A Prefeitura entrega mais uma praça revitalizada com parquinho sustentável e quadra com gramado sintético, o quarto espaço que levamos para os bairros mais afastados. É muito importante a área de lazer para a comunidade, que vai utilizar muito bem esse campo”, disse Rui Palmeira. “Aqui está bem iluminado com paisagismo e certamente as pessoas passarão a frequentar mais o novo ambiente”, acrescentou o gestor.

Prefeito Rui Palmeira ressalta que melhorias no esporte e lazer significam qualidade de vida. Foto: Átila Vieira/Secom Maceió.

Os serviços na Praça Netus Josean Moraes e na Quadra Esportiva Jaime Andrade Leão contemplaram a implantação e adequação de passeio público, substituição de bancos, instalação de mesas, estruturação de área infantil com caixa de areia e brinquedos sustentáveis, adequação e pintura de jardineiras e meio fio, substituição do alambadrado da quadra e construção de academia de concreto. A revitalização também incluiu a instalação de gramado sintético.

Crianças aproveitam e se divertem com brinquedos sustentáveis. Foto: Átila Vieira|Secom Maceió

O vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira, conferiu de perto os resultados e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Prefeitura nos bairros mais distantes do Centro. “Já estivemos aqui entregando ruas pavimentadas e voltamos para entregar a praça e a quadra com gramado sintético. É muito bom, porque aqui é um conjunto distante do Centro da cidade e de praias, então precisa de mais atrativos, e hoje a Prefeitura consegue fazer essa importante entrega”, disse.

Marcelo Palmeira, vice-prefeito, participou da entrega. Foto: Átila Vieira/Secom Maceió

Executados com recursos próprios pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), os serviços deram uma nova cara ao ambiente e vão movimentar o bairro. “É uma nova praça para toda comunidade, que com certeza será muito utilizada pelas famílias, já que tem atração para todo mundo, desde práticas esportivas até mesas novas para jogar dominó. Sem falar na diversão da criançada que percebemos durante a entrega”, comentou Gustavo Acioli Torres, superintendente de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Gustavo Acioli Torres, superintendente de Desenvolvimento Sustentável. Foto: Átila Vieira/Secom Maceió

Paulo Cerqueira mora há 32 anos na comunidade e, no momento da entrega da quadra, já estava entre os colegas para combinar uma partida de futebol. Para ele, a transformação significa valorização e alegria: “É uma satisfação ver uma quadra, que sempre teve história e tradição, totalmente revitalizada. Antes estava abandonada e a população estava até com medo de passar aqui devido aos riscos de violência, mas hoje, graças ao trabalho da Prefeitura, temos um espaço que promoverá alegria na comunidade. Agora vamos trazer até pessoas de fora para conhecer o nosso conjunto”.

Pedro Cerqueira é um dos moradores que vai aproveitar a quadra. Foto: Átila Vieira|Secom Maceió

Mães e filhos dividiram a mesma alegria e diversão nos brinquedos sustentáveis. A moradora Wanessa Silva já estava aproveitando o espaço com a pequena Mayla, de 2 anos, e garante que agora há sensação de segurança. “Está muito melhor, porque a segurança dobrou e isso é bom para as crianças e para o lazer da gente”, falou.  Mayara Maria da Silva ficou surpresa com a mudança. “Antes o espaço estava abandonado, não tinha nada disso, era esquisito e eu ficava com medo de ser assaltada. Hoje está bem iluminado e estou aqui aproveitando e me divertindo com minha filha”, comparou a dona de casa.

Wanessa Silva levou filha para conhecer o novo espaço de lazer. Foto: Átila Vieira|Secom Maceió

A Associação do Conjunto Inocoop comemora as novidades. O presidente, Júnior Panda, reconhece os benefícios. “A obra traz vários benefícios e a comunidade está feliz e agradecida por tudo. Agora a gente pode motivar o povo do conjunto para que venha para a praça e aproveite. As crianças já se divertem aqui na praça com os brinquedos, a terceira idade vai aproveitar a academia, teremos partidas de dominó e dama nas novas mesinhas. Além disso, vamos trazer o futebol de salão e o vôlei. Então a gente agradece a Prefeitura e ao vereador Chico Filho que nos deu um apoio”, informou Júnior Panda.

Prefeito entrega Praça revitalizada no conjunto Inocoop. Foto: Átila Vieira|Secom Maceió

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Juventude, Jair Galvão, também participou da entrega dos equipamentos revitalizados e destaca o incentivo ao esporte e lazer. “Isso significa inclusão, espaço público de lazer, esporte, desenvolvendo novos talentos e dando espaço a comunidade, que tem no lazer e esporte uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento humano e social”, falou o secretário.

Prefeito entrega Praça revitalizada no conjunto Inocoop. Foto: Átila Vieira|Secom Maceió

Além das melhorias na infraestrutura, a comunidade foi beneficiada com nova iluminação. O serviço foi executado pela Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima).