Geral

Prefeito dá posse a novos conselheiros municipais e destaca avanços na saúde

14/01/2020
Prefeito dá posse a novos conselheiros municipais e destaca avanços na saúde

                                                               Prefeito dá posse aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2020/2021 tomaram posse nesta segunda-feira (13), no Centro Administrativo Municipal.

Na cerimônia, o prefeito Rogério Teófilo nomeou 20 titulares, acompanhados de 20 suplentes, na presença do secretário de Saúde, Glifson Magalhães, técnicos da pasta e representantes de classes e instituições.

O Prefeito Rogério Teófilo reconheceu o papel dos conselheiros e a importância do envolvimento da comunidade na tomada de decisões da Gestão Municipal. Durante o ato, ainda destacou os avanços na área da saúde do Município.

“A participação do Conselho, que representa todas as categorias da sociedade, é de fundamental importância para o avanço na saúde do nosso município, construído com diálogo, transparência e planejamento”, afirmou o gestor.

Teófilo destaca a importância do Conselho nos avanços da saúde

Composição do Conselho

O Conselho Municipal de Saúde é composto por representantes dos segmentos: governo Municipal, usuários do SUS, prestadores de serviço e trabalhadores da saúde.

O secretário de Saúde afirma que o Conselho é um poderoso instrumento de controle social, que fortalece o elo entre o cidadão-usuário e os responsáveis pela elaboração e execução das ações de saúde, possibilitando que a coletividade participe da formulação dos planos e das diretrizes dessa área.

“Através do trabalho do Conselho, a gente desenvolve e planeja as políticas públicas. Com isso, consegue melhorar a prestação de serviços, a partir da identificação das necessidades de cada região”, completou.

Rodrigo Lopes, ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, biênio 2018-2019, durante a sua fala agradeceu e ressaltou o importante trabalho construído entre a Gestão Municipal, através do Prefeito Rogério Teófilo e do secretário de Saúde, com os membros do Conselho.

“O conselho é de suma importância. Quero agradecer ter exercido a missão de presidente e pela parceria com a Administração Municipal, sempre preocupada em atender a reivindicações do Conselho, que representa os usuários do SUS”, afirmou Rodrigo Lopes.

Avanços

Entre as conquistas para o Município, que refletem na melhoria da qualidade de vida da população, o prefeito Rogério Teófilo destacou: a adesão ao Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul), que regularizou o fornecimento de medicamentos à população; O maior programa de consultas especializadas e exames médicos do Município, o CRIA Mais Perto de Você, que em 10 edições realizou 5 mil atendimentos, nos bairros e comunidades rurais do Município.

Com o Programa Saúde na Hora, a prefeitura estendeu o horário de funcionamento, em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 20h; Ainda iniciou o Programa de Reformas e Modernização das Unidades Básicas de Saúde; e reinicia a construção da Unidade de Pronto Atendimento (PA); O prefeito ainda anunciou que Arapiraca terá a primeira unidade do Hospital de Amor em Alagoas, referência no tratamento de câncer de Barretos.

                                                                                       Membros do novo Conselho Municipal de Saúde e suplentes