Geral

Hemoal Arapiraca promove coleta de Sangue na Praça Marques da Silva nesta terça (14)

14/01/2020
Hemoal Arapiraca promove coleta de Sangue na Praça Marques da Silva nesta terça (14)

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Arapiraca, promove nesta terça-feira (14), coleta externa de sangue na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca. A ação, que visa manter estabilizado o estoque de hemocomponentes da unidade, vai ocorrer das 8h às 16h.

Por meio da coleta externa, serão captadas bolsas de sangue para atender os hospitais e maternidades da II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Com a iniciativa, o Hemoal Arapiraca facilita o acesso dos voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue e não podem se deslocar até a sede do hemocentro, situado na Rua Geraldo Barboza, no prédio do Laboratório Municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Critérios para doação – Os interessados em se candidatarem à doação de sangue devem ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais, além de portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

As pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas ficam impossibilitadas. No caso das gestantes e lactantes é proibida a doação. Para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.