Alagoas

Dívida pública de Alagoas é a menor da história, diz Sefaz

20/01/2020
Dívida pública de Alagoas é a menor da história, diz Sefaz
Dados foram apresentados pelo secretário da Fazenda, George Santoro, durante coletiva de imprensa

Dados foram apresentados pelo secretário da Fazenda, George Santoro, durante coletiva de imprensa

Os resultados fiscais de Alagoas no ano de 2019 fazem história. E um dos quesitos que mostra a evolução das contas públicas e do equilíbrio fiscal é quanto à dívida pública que, no ano passado, chegou ao seu mais baixo nível histórico, com o menor comprometimento da receita. Os dados foram apresentados pelo secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (20).

Mais uma vez, Alagoas reduziu sua dívida. Caiu de 85,6 para 74,82 com relação à Receita Corrente Líquida (RCL). O Estado buscou alternativas para contenção de gastos. A exemplo dos ativos do Produban, que foram utilizados para quitar passivos dos previdenciários. Quando o atual Governo assumiu, a despesa com o pessoal era de 49,71%, percentual maior que o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), diferente de 2019, que está 44,71%.

O Estado cumpriu o Teto de Gastos do Governo Federal, bem como os índices de aplicação na educação, com 25,23%, e 12,08% na saúde. No ranking de competitividade dos Estados, Alagoas tem nota 91,5, ocupando a 5ª melhor posição do país em solidez fiscal. Maior, inclusive, que a média do Brasil que está em 63,6. Alagoas junto com o Espírito Santo, conquistou o 1º lugar no ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal Estadual.

“A capacidade de Alagoas em fazer investimentos com recursos próprios a cada ano tem aumentado, garantindo sua autonomia, além de manter a roda da economia funcionando, gerando empregos e retomando a economia do Estado”, pontua o secretário da Fazenda, George Santoro.

Santoro ressalta, ainda, que mesmo com a crise financeira no país, foi possível atrair novos voos para o turista estrangeiro, mudando o perfil do Estado. A perspectiva é de que novas empresas se instalem em Alagoas nos próximos anos.

“Com um rating bem avaliado, desperta o interesse de empresas investidoras. Há também a vantagem de que, quando se realiza algum tipo de empréstimo, o crédito é muito mais barato. Então, temos esse viés para o desenvolvimento econômico, pois Alagoas é um bom pagador, por ter suas contas em dia”, avalia a secretária do Tesouro Estadual, Renata dos Santos.

Para o ano de 2020, estão previstos novos investimentos específicos, como a continuação da obra da duplicação para a AL-101 Norte, e outros na infraestrutura em algumas regiões de saneamento, além de a conclusão das obras dos hospitais