Geral

Água e esgoto: Compram conhece projeto de concessão

22/01/2020
Água e esgoto: Compram conhece projeto de concessão

O Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Compram) realizou, nesta terça-feira (21), reunião extraordinária que contou com a participação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) sobre o projeto financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a concessão do saneamento da área metropolitana de Maceió. A reunião foi uma solicitação dos membros do Compram com o objetivo de conhecer o projeto que vai mudar o modelo e a gestão do abastecimento de água e esgotamento sanitário da região metropolitana.

Reunião pedida pelo Compram tratou do novo modelo de gestão de água e esgoto para a Região Metropolitana de Maceió. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O Projeto de Concessão dos Serviços Públicos de água e Esgotamento Sanitário da região metropolitana, de acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Maurício Quintella, e o representante da Casal, Victor Vigolvino Figueiredo, terá investimento de R$ 2,6 bilhões, dos quais R$ 1,9 bilhão em Maceió, para distribuição de água potável e esgotamento sanitário, a ser realizado pela iniciativa privada.

No debate que se seguiu à exposição, os membros do Compram questionaram as bases do projeto, os prazos e a necessidade de apresentação do Plano Regional de Saneamento Básico, pela Seinfra. “O Compram precisa estar presente neste debate. Precisamos tomar conhecimento e nos inteirarmos do que está sendo realizado nesta área. Embora a concessão dos serviços de água e esgoto seja da Casal/Seinfra, a fiscalização é nossa”, assinalou a gestora da Sedet, Rosa Tenório.

O projeto prevê a universalização na distribuição de água em até 6 anos e o tratamento de esgoto, com 90% de atendimento, com prazos escalonados que variam de 8, 11 e 16 anos para toda a região metropolitana. Em Maceió, a universalização do saneamento deverá ocorrer em 8 anos e contemplar o esgotamento sanitário para áreas ainda não atendidas com rede de esgoto.