Geral

Vereadores sugerem criação de comissão para fiscalização de atendimento em agências bancárias

14/12/2019
Vereadores sugerem criação de comissão para fiscalização de atendimento em agências bancárias

O atendimento nas agências bancárias de Delmiro Gouveia voltou a ser tema de debate na Câmara de Vereadores na sessão desta quinta-feira (12). O assunto foi abordado na tribuna pelo vereador Pedro Paulo, que falou sobre a política de privatização do governo federal, onde o Banco do Brasil e a Caixa Econômica estariam cotados.

Pedro relembrou a audiência pública realizada na Casa Legislativa sobre o mau serviço prestado pelas agências do município, o que resultou na melhoria do atendimento do Banco Bradesco, mas que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica continuavam com o serviço com os mesmos problemas.

“Vimos a mudança considerável do atendimento do Bradesco, que mudou as instalações para um espaço maior, entre outras melhorias, porém, nada vimos avançar com relação à Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Falta dinheiro nos caixas eletrônicos no fim de semana, as agências estão superlotadas, lesando a população. O que observamos é que esse governo quer criar essa insatisfação como forma de perpetuar a ideia de privatização”, ressaltou.

Ele enfatizou que as instituições não podem sofrer a privatização, porque são estratégicas para o país. “Precisamos de instituições públicas como o Banco do Brasil e Caixa porque são estratégicas para nosso país, uma vez que financiaram e financiam o desenvolvimento, assim como várias obras como o Minha Casa, Minha Vida. Privatizar esses bancos é uma irresponsabilidade, e nós, como porta-vozes do povo, não podemos ficar calados”, disse.

Diante das colocações do parlamentar, o vereador Enoque Batista sugeriu a criação de uma comissão. “Fizemos a audiência pública, mas eu pergunto: essa Casa fiscalizou o que ficou acordado? Então, diante desses problemas, sugiro a criação de uma comissão, porque inclusive existe uma lei que não se deve demorar o atendimento mais de meia hora e, no entanto, isso não é cumprido. Poderíamos ir aos bancos em dias alternados para verificar como estão procedendo”, explicou.

Ao ouvir a fala do colega, o vereador Júnior Lisboa também se pronunciou. “É de grande relevância essa fiscalização e caso seja detectado o atendimento por mais de meia hora, deve-se acionar o Procon e a justiça para que o nosso direito seja ressarcido”, sinalizou.

A vereadora Fabíola marques relembrou ainda que foi acordado com a agências bancárias a utilização do laço que identifica o autismo para o atendimento prioritário. “Vamos cobrar a implantação do laço do autismo para que os portadores do espectro possam ter o atendimento agilizado. Acho essa comissão de suma importância”, enfatizou.

Pedro falou ainda sobre a privatização do saneamento básico. “As condições de vida mínimas estão sendo retiradas da população. Privatizar o saneamento e a água é um grande crime”, falou.

Durante a sessão, ainda foi aprovado o requerimento que solicita o título de Cidadão Delmirense ao padre Adalto Alves Vieira, de autoria do vereador petista. Foram enviados às comissões o Projeto de Lei do Executivo nº 022/2019, que solicita crédito especial no valor de R$ 431.800,00 para a Gestão Integrada de Transporte Escolar (GEITE) e o Projeto de Lei 013/2019, da vereadora Fabíola, instituindo o prêmio Dayse Freire.

Ainda estiveram presentes à reunião o presidente Ezequiel de Carvalho Costa (Kel), e os vereadores Francisco de Assis (Kinho), Raimundo Valter Benício (Casa Grande), Henriqueta Cardeal e Geraldo Xavier.