Geral

Tenha atenção redobrada com o seu coração no mês de dezembro

23/12/2019
Tenha atenção redobrada com o seu coração no mês de dezembro

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente no país por problemas cardíacos. Estima-se ainda que a cada ano 100 mil novos casos são diagnosticados no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 23 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença. Além disso, o World Health Organization estima que em 2030 mais de 22 milhões de pessoas falecerão em decorrência de doenças cardíacas.

Com as festas de Natal e Réveillon é preciso estar alerta para alguns cuidados com a saúde. Por ser uma época em que as pessoas não costumam acompanhar adequadamente suas refeições, a ingestão exagerada de sais, gorduras e açúcares tende a aumentar. Essa situação representa perigo para a saúde e pode auxiliar no desencadeamento de doenças como as cardiopatias, principalmente no caso de pessoas que tenham um histórico familiar favorável e não tenham uma rotina diária de atividade física e alimentação balanceada.

As altas temperaturas, neste fim de ano, também podem ser um problema para coração. No calor é natural que as artérias fiquem mais dilatadas e ofereçam mais espaço para que o sangue circule entre elas. Portanto, hipertensos e cardiopatas que utilizam medicamentos vasodilatadores devem ficar atentos para evitar sofrer eventuais crises de hipotensão, ou pressão baixa, já que o problema pode desencadear não só tontura ou vista embaçada, mas também desmaios e até distúrbios nas artérias coronárias.

O primeiro passo para evitar queda de pressão, entre os pacientes que necessitam de vasodilatadores, é passar por uma reavaliação médica. Pacientes idosos são mais sensíveis às mudanças de temperatura do que os mais jovens. Porém, uma consulta é fundamental em ambos os casos, já que, dependendo do problema, pessoas mais novas talvez precisem alterar o tipo de medicação que utilizam também.