Geral

Professor do Ifal Palmeira tem capítulo aprovado para integrar e-book sobre sustentabilidade

03/12/2019
Professor do Ifal Palmeira tem capítulo aprovado para integrar e-book sobre sustentabilidade

Após participar de uma concorrida chamada pública, promovida pela Editora Atena, o coordenador do curso de Sistemas Elétricos, Márcio Azevedo, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, teve um capítulo aprovado para integrar o e-book: “Demandas Essenciais para o avanço na Engenharia Sanitária e Ambiental”. A produção é resultado de uma disciplina do mestrado em Tecnologias Ambientais do Ifal Marechal, feita em parceria com os pesquisadores: Renato Carvalho e Tadeu Patelo.

O artigo selecionado traz uma proposta de melhoria ambiental em uma fábrica de goiabada situada no município Arapiraca-AL, mostrando desde o início de sua fabricação até a fase final. A ideia foi apresentar quais melhorias necessárias para que essa produção alimentícia seja sustentável.

Márcio ressalta que uma produção sustentável, além de não poluir o meio ambiente, tem como benefícios a reutilização de parte do fruto que dá origem à goiabada. “Pode-se utilizar os resíduos para servir de ração para animal e, também, com as sementes da goiaba podemos fabricar um perfume com essa essência. Assim, a goiabada seria produzida de maneira sustentável e não haveria perdas no processo de fabricação”, explica o docente.

A seleção para integrar o e-book é disputada e reúne textos de pesquisadores de todas as partes do país. “Ficamos muito felizes com o resultado final. A aprovação do texto foi algo que nos pegou de surpresa. A previsão é que o e-book seja lançado ainda este mês”, detalha Márcio.