Geral

Natal dos Folguedos tem gastronomia e cultura afro neste fim de semana

06/12/2019
Natal dos Folguedos tem gastronomia e cultura afro neste fim de semana

Nesta sexta-feira (6), e sábado (7), o Natal dos Folguedos retorna à Praça Multieventos, em Pajuçara, com muita cultura popular, música alagoana e o melhor dos sabores locais, na Feira Gastronômica da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL). Um dos principais cartões de visita de Maceió e o segundo motivo pelo qual turistas escolhem visitar a cidade, a gastronomia maceioense é um dos grandes atrativos do evento.

Feira Gastronômica traz pratos com ingredientes regionais. Foto: Cláudia Leite / Ascom Semtel

A feira, que já é marca registrada do Natal dos Folguedos, reúne bares e restaurantes que oferecem vários pratos típicos da culinária alagoana, com sabores que vão do litoral ao Sertão, no valor especial de R$ 15; além de sucos, refrigerantes e cervejas artesanais alagoana.

A programação que se inicia a partir das 17h desta sexta-feira, com encerramento às 22h, segue no sábado a partir do mesmo horário, e traz o espetáculo das projeções mapeadas e apresentações culturais da tradicional Festa das águas, que celebra a cultura afro na capital alagoana e homenageia o Dia de Yemanjá. A iluminação natalina, o Papai Noel de férias em Maceió, e o artesanato local, também são destaques na programação. Ainda no local, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) estará com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel para apresentar os principais atrativos da capital alagoana aos turistas que visitam Maceió.

A programação também conta com diversas atrações culturais. Foto: Cláudia Leite / Ascom Semtel

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, a gastronomia é um importante impulsionador da economia local e agrega um valor ainda maior ao Natal dos Folguedos. “Somente no ano passado, a gastronomia local gerou um impacto econômico de aproximadamente R$ 92 milhões no município. A culinária é um dos pontos fortes do nosso turismo. Ter a feira gastronômica no Natal dos Folguedos enriquece o evento, pois além de mostrar nossa cultura, também destaca o que temos de melhor na nossa culinária, não só para os turistas, mas também para os maceioenses”, avaliou o gestor.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Thiago Falcão, o Natal dos Folguedos é mais uma oportunidade dos turistas e maceioenses experimentarem a variedade de sabores e conhecerem um pouco mais da cultura local. “ O Natal dos Folguedos traz para Maceió um Natal diferente, que valoriza a nossa gastronomia e cultura local. A Abrasel e seus associados sempre acreditaram nessa proposta da Prefeitura de Maceió e percebemos que a cada ano o evento vem evoluindo. Este ano, por exemplo, estamos com um espaço bem maior, com mais restaurantes e pratos criativos da nossa terra, isso tudo com uma programação muito diversificada, e criativa – a exemplo da projeção mapeada – que destaca o melhor da nossa cultura”, ressaltou o presidente.

Projeção mapeada destaca cultura local. Espetáculo tem início às 19h30, sempre aos sábados. Foto: Cláudia Leite / Ascom Semtel

Realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), o Natal dos Folguedos também conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Sebrae/AL e Coca Cola.

Confira a programação do fim de semana:

Sexta (6/12)

  • Feira gastronômica
  • Exposição de artesanato
  • Casa do Papai Noel
  • Boi Lacrau
  • Baianas Flor do Bairro
  • Coco de Roda Estrela de Alagoas
  • Guerreiro Vencedor Alagoano
  • Jacques Setton
  • Coco de Roda Sensashow
  • Boi Bumbá Alagoano
  • Laís Araújo

Sábado (7/12)

  • Projeção mapeada
  • Feira gastronômica
  • Exposição de artesanato
  • Casa do Papai Noel
  • Festas das Águas

      – Erê

     – Afoxé Obá Agodó

     – Mel Nascimento

     – Baianas Ganga Zumba

     – Afro Dendê

     – Coco Raízes Nordestinas

     – Thembá