Geral

Arapiraca inaugura complexo de ciências médicas e enfermagem (CCME)

13/12/2019
Arapiraca inaugura complexo de ciências médicas e enfermagem (CCME)

Fotos: Samuel Alves

O município de Arapiraca agora conta com um Complexo de Ciências Médicas e Enfermagem (CCME). O complexo integra a UFAL do município e vai beneficiar a população de Arapiraca e das cidades vizinhas.

O CCME vai entender as necessidades dos cursos de medicina e enfermagem. O prédio, onde vai funcionar a parte administrativa e as aulas práticas, conta ainda com um mini auditório, espaço de convivência. E é totalmente acessível, beneficiando todos os alunos do curso.

Durante a solenidade de abertura estiveram presentes representantes da UFAL, campus Maceió e Arapiraca, representantes da Prefeitura e da Secretaria de Saúde do município, alunos e convidados.

A reitora da UFAL, Valéria Correia, destacou todo o trabalho realizado pelo Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, na luta pela interiorização da educação. Enquanto deputado federal, Teófilo, foi quem encaminhou Requerimento de Indicação ao Ministério da Educação, sugerindo a criação do Campus da Ufal em Arapiraca.
“Graças a iniciativas como essa que os alunos da segunda macro região de Alagoas podem estudar perto de casa. É a interiorização da educação dando oportunidade para os jovens do interior. E nós estamos melhorando a cada dia, a prova disso é essa inauguração de hoje”.

A Secretária de Articulação Política, Graça Lisboa, representou o Prefeito Rogério Teófilo, e entregou à Reitora alguns exemplares do livro “Campus de Arapiraca – De Sonho a Realidade” , publicado em 2007 pela Coordenação de Publicações do Centro de Documentação e Informações da Câmara dos Deputados. Os livros serão distribuídos nas bibliotecas dos campus de Maceió e Arapiraca. Encantada com a estrutura a Secretária comemorou a inauguração do prédio. “Que esse complexo contribua ainda mais com a educação dos nosso jovens. E que eles tenham cada vez mais oportunidade de estudar em casa, perto do aconchego do lar”, disse ela.

A aluna do 5° período de enfermagem falou sobre os benefícios que o novo completo vai trazer pala os estudantes. “Antes não tínhamos estrutura adequada para estudar, várias vezes ficamos sem aula por falta de sala, ou tivemos que estudar do lado de fora por causa do calor. Agora tudo está muito melhor, é mais estimulante. Estamos todos muito felizes”.

O campus da UFAL Arapiraca foi inaugurado há quase 13 anos. A diretora do Campus e Vice-Reitora eleita, Eliane Cavalcanti, agradeceu o empenho de toda equipe responsável para que esse sonho se tornasse realidade. “Foram muita reuniões, viagens a Brasília, mas nós tivemos uma equipe comprometida a fazer isso aqui acontecer. Eu fiz parte disso tudo e ver que esse projeto saiu do papel me traz uma satisfação muito grande”, concluiu.