Alagoas

Troca de experiências marca participação de Alagoas em Feira de Turismo Rural

26/11/2019
Troca de experiências marca participação de Alagoas em Feira de Turismo Rural

Estande de Alagoas na Ruraltur levou atrativos regionais para o evento no interior do Espírito Santo

Ampliar as possibilidades de mercado e o apoio aos empreendedores e produtores de Alagoas é parte importante das ações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Com esse foco. entre os dias 20 e 24 o estado participou da maior feira de turismo rural do país, a Rural Tour, em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo.

Buscando estabelecer um diálogo com o setor do agroturismo regional, a comitiva de Alagoas, liderada pela Sedetur em parceria com o Sebrae, contou com 18 pessoas entre empresários e produtores alagoanos assistidos pelo Programa Alagoas Maior.

A comitiva contou com o Engenho São Lourenço, Coopeapis, Apiário Zumbi, Cooperal, Pousada de Charme (Mar Vermelho), Canguru Park, Eco do Vale, Hotel Terra do Leite, Fábio Moreira Pereira, Estrela Turismo e Turismo e Eventos Xingó. A comercialização e exposição de produtos, os participantes fizeram um intercâmbio com os produtores e empresários capixabas, além de palestras, workshops e visitas técnicas.

 A secretária de desenvolvimento econômico e turismo de Palmeira dos Índios, Clea Mascarenhas, avaliou como positiva a experiência promovida pelo Alagoas Maior. “Fiquei muito feliz porque percebi, nessa viagem, que temos um grande potencial e que podemos sim, mudar a realidade de muitas pessoas em nosso município e assim ajudar a desenvolver nosso estado. Visualizei potenciais empreendedores do Agroturismo que não visualizava antes dessa experiência”, ressaltou Clea.

O gerente de APL’s e cadeias produtivas da Sedetur, Everson Pontes, destaca a importância de incentivar o produtor e empresário do interior de Alagoas a empreender por meio do agroturismo. “É parte do nosso trabalho prospectar a junção do agronegócio e transformar essas propriedades também em atrativos turísticos, visando antes de tudo a cooperação dos produtores do interior alagoano para um melhor funcionamento deste segmento. Temos todo o aparato para fortalecer o agroturismo aqui, e a interação com quem agita esse setor em Venda Nova do Imigrante impulsionou a descoberta de novas direções para o aprimoramento do turismo rural”.

Realizada em Venda Nova do Imigrante pela potencialidade local no agroturismo, a Ruraltur já a chega a sua 15ª edição e é a maior feira de turismo rural do Brasil, explorando a versatilidade do segmento na região. O público participante do evento chegou a 15 mil pessoas.