Geral

Semana do Bebê reforça atuação das unidades do município

27/11/2019
Semana do Bebê reforça atuação das unidades do município

Mães e bebês participam da ações para o desenvolvimento integral da Primeira Infância.

Fortalecer as ações de cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança na capital alagoana, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos. Com esse objetivo, a Prefeitura de Maceió tem promovido, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Semana do Bebê, que nesta 5ª edição traz como foco de todas as atividades a abordagem do tema “Alimentação Saudável na Infância: benefícios para toda vida!”.

Atuando de forma alinhada a essa estratégia de mobilização social, a Coordenação de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem fomentado cada vez mais, junto às Unidades de Saúde da Família (USFs), o cuidado com o desenvolvimento integral da Primeira Infância.

“Ao longo desses cinco anos de desenvolvimento de ações estimuladas pelo Unicef, as equipes das unidades de saúde do município têm se mostrado empenhadas no esforço de garantir qualidade e acesso à assistência em saúde para mães, bebês e crianças – em especial àquelas em situação de exclusão e vulnerabilidade social –, refletindo na melhoria dos indicadores de saúde”, destaca a coordenadora Marglene Santos.

Mães e bebês participam da ações para o desenvolvimento integral da Primeira Infância. Fotos: Ascom SMS

Reconhecimento

Um bom exemplo desse trabalho pode ser visto nesta terça-feira (27), na Unidade de Saúde da Família (USF) Reginaldo, que reuniu a comunidade local para mais uma atividade da Semana do Bebê. Com os filhos no colo, muitas mães, acompanhadas pela equipe da unidade, participaram da oficina de massagem Shantala e da palestra sobre cuidados com a saúde bucal. Ao final, as mães que fizeram o aleitamento materno exclusivo até os seis meses dos seus bebês receberam um certificado, num reconhecimento ao esforço de manter a alimentação infantil saudável.

De acordo com a enfermeira Vanessa Almeida, o estímulo ao aleitamento materno é uma prática das unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) desde o pré-natal e se mantém durante todo o acompanhamento mensal da criança, quando são verificadas continuamente medidas de peso e altura, além do seu desenvolvimento e crescimento.

Mães e bebês participam da ações para o desenvolvimento integral da Primeira Infância. Fotos: Ascom SMS

“Mantemos esse cuidado integral – que soma ainda o incentivo à vacinação e à saúde bucal da mãe e do bebê – durante toda a infância, levando em conta, inclusive, as condições socioambientais em que essa família está inserida. Com isso, vamos criando uma relação de confiança, que faz com que essa mãe se mantenha mais participativa e responsável nesse processo”, reforça Vanessa.

Para a dona de casa Roberta Oliveira, esse acompanhamento permanente da equipe da unidade foi fundamental para detectar o problema de saúde do seu filho. Diagnosticado com um problema nos rins, o menino, de 1 ano e 8 meses, foi operado e aos poucos, vem retomando a rotina.

Para Roberta Oliveira, acompanhamento é fundamental para o desenvolvimento dos dois filhos. Foto: Ascom SMS

“Eu já havia feito o pré-natal da minha primeira filha – hoje com 3 anos – de forma muito tranquila, mas agora, com o caçula, tive toda orientação e assistência dada pela unidade para buscar o atendimento necessário”, afirmou.

Depoimentos como esse foram acompanhados de perto pelo produtor de conteúdo do Unicef Gleidson Almeida Queiroz, que veio a Maceió com a missão de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde, educação e assistência social que integram a iniciativa e a realidade das famílias beneficiadas por essa parceria do município com a instituição.

Unicef acompanha políticas de atenção à Primeira Infância desenvolvidas pela Prefeitura. Foto: Ascom SMS

“Nosso objetivo é registrar em conteúdo jornalístico e do ponto de vista de quem está sendo beneficiado pela estratégia, como tem se dado esse atendimento integral, quais as práticas têm sido bem-sucedidas para garantir os direitos da Primeira Infância e como isso tem contribuído para a construção de políticas públicas nessa área”, explicou o jornalista, que visitou, além da USF Reginaldo, as unidades do Ouro Preto e de Fernão Velho.