Geral

Semana do Bebê promove palestras em shopping

28/11/2019
Semana do Bebê promove palestras em shopping

Profissionais apresentaram orientações sobre o desenvolvimento de bebês e crianças. Foto: Secom Maceió

A Semana do Bebê em Maceió segue com a propagação de orientações sobre a alimentação saudável na primeira infância. Nesta quarta-feira (27), o ciclo de palestras “Promoção dos Direitos da Primeira Infância” levou profissionais da saúde ao Parque Shopping Maceió. A discussão também aconteceu em escolas, Cmeis, unidades de Saúde, Cras e instituições parceiras.

As palestras na Praça de Alimentação do shopping chamaram atenção de quem estava lanchando no local. Esse foi o objetivo da ação, como lembra Andrea Houly, chefe de Gabinete da Prefeitura.  “Estamos aqui para conscientizar a importância sobre o cuidado das crianças de 0 a 6 anos, período fundamental para a formação da criança, e falar do tema da Semana do Bebê desse ano que é alimentação saudável, para que as pessoas tenham acesso ao conhecimento. Por isso, decidimos levar a discussão para vários pontos de Maceió”, disse Andrea.

Andrea Houly, chefe de Gabinete da Prefeitura, ressalta que conscientização segue em vários pontos da capital. Foto: Secom Maceió

Para apresentar recomendações sobre alimentação na primeira infância, a nutricionista Vanessa Freitas destacou que os pais precisam educar o bebê e a criança com um hábito alimentar saudável, o que fará diferença na vida adulta: “É a fase em que a criança deve ter a alimentação mais ideal e correta possível. É partir disso que ela vai desenvolver bons hábitos, prevenindo doenças como diabetes e obesidade. Dessa forma, a criança terá um vínculo afetivo e harmonioso com a alimentação adequada”, disse a nutricionista.

Nutricionista Vanessa Freitas e enfermeira Ana Carolina conduziram palestras. Foto: Secom Maceió

Estimulação Precoce através da Alimentação na Primeira Infância. Foi esse o tema da palestra da enfermeira Ana Carolina, que lembrou que atitudes simples influenciam as habilidades dos pequenos: “Os seres humanos precisam se desenvolver em determinado tempo para certas habilidades. É esperado que o bebê aos seis meses consiga ficar sentado e no primeiro ano e um mês esteja andando. Para que isso ocorra, é preciso que exista o estímulo. Podemos usar até alimentação, inclusive. Quando a criança tem contato com as frutas, por exemplo, estamos estimulando a diferenciação de cores, temperatura e assim como a parte motora, na mastigação e deglutição”.

Psicóloga Silvana Paula palestrou sobre desenvolvimento cognitivo. Foto: Secom Maceió

Os participantes acompanharam a explicação sobre o desenvolvimento cognitivo no período de 0 a 2 anos de vida com a psicóloga Silvana Paula, que atende no município pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  “A fase de maior desenvolvimento do ser humano é da vida intrauterina até os 4 e 5 anos de idade. Por mais que as pessoas não acreditem, mas ele já entende muitas coisas nesse período. Por isso, é muito importante entender o desenvolvimento infantil, porque a família poderá contribuir muito mais com o processo de desenvolvimento da criança. Os aspectos cognitivo, motor e socioafetivo se inter-relacionam, então é necessário entender para cuidar”, pontuou Silvana.

Luiza Soares é estudante de Nutrição e foi uma das participantes que acompanhou o ciclo de palestras. “Achei legal a iniciativa. Gosto muito dessa área de materno-infantil e, como estudante, me interessei em vir por ser importante aprender mais sobre tudo que envolve o bebê, tanto na área da Psicologia, Nutrição, Enfermagem. Isso faz a gente evoluir”, ressaltou.

A Semana do Bebê é promovida pela Prefeitura de Maceió, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para fortalecer as ações realizadas no Município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança. O ciclo de palestra foi em parceria com o Parque Shopping. A especialista em Saúde e HIV do Unicef,  Jane Santos, defende que a responsabilidade no cuidado com a primeira infância é de toda sociedade e que a mobilização está atingindo o objetivo.

Jane Santos, especialista em Saúde e HIV do Unicef, foi às palestras e destacou o avanço da Semana do Bebê. Foto: Secom Maceió

“A Semana do Bebe em Maceió vem crescendo e envolvendo ainda mais segmentos importantes da sociedade. Hoje a gente teve uma experiência especial num shopping e isso significa o salto que a Prefeitura vem dando, olhando para os parceiros que podem ajudar a pautar os direitos que precisam ser garantidos pelas crianças. Os assuntos aqui apresentados são de interesses do Município e da população”, frisou Jane.