Cidades

Sebrae Alagoas incentiva produção audiovisual em Penedo

29/11/2019
Sebrae Alagoas incentiva produção audiovisual em Penedo

O Sebrae em Alagoas patrocina e participa ativamente do 9º Circuito Penedo de Cinema com oficinas, orientações e oferta de serviços gratuitos voltados para o empreendedor do audiovisual. O evento acontece na cidade histórica de Penedo até o dia 1º de dezembro.

Desta quarta (27) a sábado (30), o Sebrae oferece oficinas de Design Sprint e Pitch dentro da programação do Circuito. Além disso, a instituição tem espaço próprio no evento para apresentar os diversos serviços e soluções de apoio para quem quer empreender nessa área.

Com as técnicas do Design Sprint, será possível entender como uma equipe multidisciplinar consegue criar um produto ou projeto em poucos dias. O método é usado para mostrar, de forma concreta, como tirar ideias do papel e apresentar as atitudes e realidade do empreendedorismo aos participantes.

Já o Pitch é a técnica mais utilizada para apresentar um projeto ou uma ideia para qualquer público, inclusive um possível patrocinador. Nesta oficina, o Sebrae vai compartilhar técnicas para uma fala concisa que pode variar de 30 segundos até 20 minutos.

Cinema para empreender

Despertar o potencial empreendedor nos participantes do evento é o maior objetivo do Sebrae, segundo Cintia Silver, do Escritório Regional do Sebrae em Penedo.

“O Sebrae tem colaborado com a formação e fortalecimento de redes fortes e atuantes em Maceió e Arapiraca nesse segmento. Chegou a hora de reunir os produtores de Penedo também e incentivar a vocação latente que essa região tem para o audiovisual”, comenta Silver.

Ela destaca ainda que o Sebrae em Alagoas é parceiro na caminhada pelo desenvolvimento de uma cadeia produtiva sustentável e rentável para o audiovisual. “Nossa produção só cresce no cenário cultural, mas pode crescer junto e para isso é preciso estreitar laços e investir na profissionalização e na capacidade empreendedora dos grupos regionais”, afirma.

Tradição

Não é por acaso que Penedo é palco do maior circuito de cinema de Alagoas. A cidade sediou, entre as décadas de 1970 e 1980, um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. Em 2019, o Circuito contempla exibição de filmes, apresentações culturais diversas, debates, oficinas e mostras competitivas de cinema, tudo totalmente gratuito.

O evento é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O Sebrae em Alagoas, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a Prefeitura de Penedo acreditam e apoiam o evento