Alagoas

Presidente da OAB-AL e comissões se reúnem com Secretário de Segurança Pública

13/11/2019
Presidente da OAB-AL e comissões se reúnem com Secretário de Segurança Pública

Presidente da OAB de Alagoas: Nivaldo Barbosa Jr.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Nivaldo Barbosa Jr., se reuniu com o Secretário de Segurança Pública, Coronel Lima Jr, nesta quarta-feira (13), para tratar algumas pautas da segurança do Estado, entre elas, os números de casos de justiçamento e de mortes após confrontos policiais. Também participaram do encontro a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Anne Caroline Fidelis, e o presidente da Comissão de Segurança Pública, Napoleão Jr.

Durante a reunião, a presidente da Comissão de Direitos Humanos apresentou os dados de justiçamento da população, ou seja, justiça com as próprias mãos em Alagoas. O presidente da Seccional, Nivaldo Barbosa, propôs ao secretário a construção de uma campanha de conscientização da população acerca dessa situação.

“Os casos de justiçamento vem crescendo em Alagoas e é algo que precisa ser combatido. Nós acreditamos que a melhor forma de tentar diminuir essa incidência seja através da conscientização da população, para que entendam que esses casos de justiça com as próprias mãos também são crimes. A sociedade precisa se sentir protegida e saber que pode contar com a polícia”, colocou o presidente da OAB-AL.

O Coronel Lima Jr. disponibilizou a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas para que a conscientização aconteça. “É preciso que a população alagoana recorra à polícia, saiba que pode ligar para o 190 e que iremos cumprir nosso papel diante da sociedade”, afirmou.

Além disso, a Comissão de Direitos Humanos também apresentou denúncias feitas à OAB acerca de possíveis excessos cometidos por policiais durante a abordagem. Por sua vez, o titular da SPP/AL garantiu que as informações e respostas sobre casos devem ser viabilizados junto à Corregedoria da Polícia. “Nós podemos disponibilizar todas essas informações para a OAB. A Polícia é uma das instituições que mais capacita os membros e constantemente estamos realizando treinamentos para que excessos não aconteçam”, disse.

Também foram abordados temas como a Patrulha Maria da Penha e os números estatísticos sobre a segurança pública no Estado.

Por fim, a presidente da Comissão, Anne Caroline, aproveitou a ocasião para agradecer e parabenizar a SPP/AL quanto a parceria no projeto “Tem Saída”, idealizado pela OAB-AL com o apoio de vários órgãos.