Geral

Prefeitura levará educação de trânsito à Bienal do Livro

01/11/2019
Prefeitura levará educação de trânsito à Bienal do Livro

A partir desta sexta-feira (1º), o histórico bairro de Jaraguá recebe a 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Parceira do evento, a Prefeitura de Maceió levará diversas atividades ao maior evento literário do estado, que acontecerá até o dia 10 de novembro. A equipe de Educação de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estará presente no local, realizando ações educativas e de conscientização com os estudantes.

SMTT levará ações educativas à Bienal do Livro de Alagoas. Foto: SMTT

Entre os dias 04 e 08 de novembro, das 7h às 11h, os arte-educadores da SMTT estarão no Estacionamento de Jaraguá, local de desembarque das caravanas, acolhendo os alunos de toda Maceió e do interior de Alagoas. No espaço, será montado um mini circuito de trânsito, onde serão realizadas diversas atividades lúdicas. As equipes de Educação da Superintendência também vão realizar pintura facial, levar jogos para estimular a integração entre os pequenos, e conversarão com os jovens sobre a importância da construção de um trânsito mais humano e seguro.

“A ideia é abordar crianças e adolescentes no momento em que eles estiverem chegando ao evento. As equipes de Educação da SMTT vão passar ensinamentos relacionados à conduta e aos cuidados que devem ser adotados por pedestres, ciclistas e condutores, com o intuito de evitar que acidentes ocorram”, afirma Juliana Normande, diretora de Educação de Trânsito da SMTT.

Equipe de educação realizará ações de conscientização voltadas para as crianças. Foto: Uadson Barros/ Ascom SMTT

“A SMTT vai trabalhar questões ligadas ao trânsito com crianças e adolescentes por entender o potencial que esses jovens possuem de serem multiplicadores da informação, ao compartilharem os ensinamentos e fazerem com que elas cheguem aos seus responsáveis. Nesse sentido, os arte-educadores da SMTT vão levar mais cidadania e colaborar para a construção de um trânsito mais seguro nesse evento incrível que é a Bienal”, complementa Normande.

Interdições no trânsito

Para proporcionar mais comodidade e segurança viária aos quem forem participar da 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, equipes da SMTT bloquearão o fluxo de veículos na Rua Sá e Albuquerque, no bairro de Jaraguá. As interdições terão início nesta sexta-feira, 1º de novembro, e seguem até o próximo dia 10.

Os condutores devem ficar atentos às mudanças, pois o trecho da Rua Sá e Albuquerque, que vai do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) até a Associação Comercial de Maceió, será bloqueado para a circulação de veículos. Por este motivo, os motoristas que vierem da Pajuçara deverão seguir obrigatoriamente pela Avenida Industrial Cícero Toledo.

SMTT garantirá a segurança viária durante a 9ª Bienal Internacional do Livro. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Os dois acessos da Rua Barão de Jaraguá à Praça Dois Leões também estarão bloqueados, ficando livre o tráfego de veículos somente pela Rua Barão de Jaraguá em direção à Praça Rayol, também em Jaraguá.

Mesmo com a instalação dos equipamentos fixos de interdição, agentes da SMTT farão rondas pela região durante todos os dias da Bienal Internacional do Livro de Alagoas para garantir a segurança viária da população.

Linhas de ônibus

Por conta das interdições na Rua Sá e Albuquerque, as linhas 072 – Gama Lins/ Ponta Verde, 704 – Benedito Bentes/ Ponta Verde (Via Santa Lúcia), 715 – Rosane Collor/ Ponta Verde e 716 – Clima Bom/ Ponta Verde terão o  itinerário modificado.

Quatro linhas de ônibus terão itinerário modificado durante a Bienal. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Com a mudança, os ônibus seguirão pela Avenida Industrial Cícero Toledo, passando pela Rua Desembargador Paulo da Rocha Mendes, ambas no Jaraguá, de onde seguirão com o itinerário normal.