Geral

Prefeitura de Arapiraca celebra Dia da Consciência Negra com apresentações culturais nesta terça-feira (19)

18/11/2019
Prefeitura de Arapiraca celebra Dia da Consciência Negra com apresentações culturais nesta terça-feira (19)

“Um Olhar Afro-Brasileiro sobre Arapiraca” é o tema do Projeto, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Educação em parceria com 4 escolas da rede municipal, nesta terça-feira (19), em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

Com artesanato, capoeira, poesia, exposição fotográfica, música e dança, a ideia é disseminar a cultura afro e as comunidades remanescentes dos quilombos do município.

O evento, que vai ser realizado na Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima, vai ter início às 13h30, com apresentação da Banda da Escola Professor Luiz Alberto de Melo, exposição de fotografias, oficina sobre os Saberes e Fazeres dos povos tradicionais, artesanato produzido pelas comunidades quilombolas, apresentações culturais das Escolas:

Escola Municipal Manoel Rodrigues da Silva – Forrópoeira e Coco de roda

Escola Municipal Manoel João da Silva – Capoeira e Grupo de Dança A Força Negra na Sociedade Brasileira.

Escola Luiz Alberto de Melo – Dança Afro e Percussão.

A partir das 19h30 vai ter apresentação de dança do grupo Tereza de Benguela e de sarau de poesia da Escola Municipal Djalma Matheus Santana, além de capoeira e palestras.

Na Casa da Cultura serão montadas duas exposições: Uma fotográfica intitulada “Dias Mulheres Virão” e uma com artesanato produzido pelo Grupo Tereza de Benguela.

O Projeto tem como objetivo mostrar que com educação é possível mudar e criar estratégias de empoderamento dentro das salas de aula, estimulando iniciativas culturais nas escolas da rede pública municipal de ensino, valorizando assim a diversidade cultural e difundindo a cultura africana.

A programação é aberta ao público e segue até as 21h30.