Política

Pesquisas em Arapiraca e Palmeira retratam momento político sem surpresas

19/11/2019
Pesquisas em Arapiraca e Palmeira retratam momento político sem surpresas

Nezinho lidera pesquisa em Arapiraca

Com a aproximação das eleições municipais, o Ibrape vem realizando pesquisas em várias cidades do interior de Alagoas com maior intensidade nas últimas semanas. Um levantamento realizado pelo Instituto em Arapiraca no mês passado revela uma vantagem gigantesca de Ricardo Nezinho sobre o atual prefeito Rogério Teófilo que pelo andar da carruagem poderá não ser reeleito.

Na questão espontânea (“Se as eleições para prefeito fossem hoje, em quem o Sr. votaria?), foram citados cinco nomes: Ricardo Nezinho 31,5%, Rogério Teófilo 7,1%, Tarcizio Freire 7,1%, Luciano Barbosa 4,1% e Célia Rocha 1,2%. Não Sabe 49,0%.

Na questão estimulada, quando os nomes dos eventuais candidatos são apresentados, o Ibrape montou na Simulação 1 um cenário com três nomes. O deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) lidera com 56%, seguido do também deputado estadual Tarcizo Freire (PP) com 18 % e do atual prefeito, Rogério Teófilo, com 12%. Indeciso 5%, Branco/nulo 9%.

 

A Pesquisa

Foram realizadas 800 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais em bairros das zonas urbana e rural de Arapiraca no dia 19 de outubro. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Julio Cezar lidera pesquisa em Palmeira

Palmeira dos Índios

No quarto maior colégio eleitoral de Alagoas a situação se inverte. Em pesquisa ainda não divulgada oficialmente, que a Tribuna do Sertão teve acesso, o atual prefeito Julio Cezar tem chances de reeleição, mas deve acender o alerta e se “ligar no retrovisor”.

Na espontânea, Julio Cezar lidera com 26,5%, seguido de Ângela Garrote com 14% e de Mosabelle Ribeiro com 7,2%.

Na estimulada, Julio tem 38% seguido de Ângela Garrote com 30% e Mosabelle Ribeiro com 17%.

Num confronto direto, Julio Cezar tem 41% contra 38% de Ângela Garrote;

Já contra Mosabelle, o atual prefeito vence a disputa com 42% diante de apenas 30% da ex-primeira-dama.