Geral

Maceió Rosa: Semge finaliza o mês de campanha com palestra

02/11/2019
Maceió Rosa: Semge finaliza o mês de campanha com palestra

Encerrando a campanha Maceió Rosa, promovida pela prefeitura de Maceió, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) realizou na última quinta-feira (31), o segundo evento do mês voltado à temática sobre prevenção ao câncer de mama.

Uma palestra oferecida por profissionais da saúde da Casa Rosa, instituição de apoio a mulheres acometidas pela doença, apresentou a servidores da Semge dados sobre a importância do diagnóstico precoce e do autoexame.

No final, mulheres com idades a partir de 40 anos foram orientadas sobre os procedimentos necessários para realização de mamografias e ultrassonografias. Em seguida, receberam encaminhamentos para consulta médica.

Servidoras recebem encaminhamento para realização de mamografia. Foto: Ascom/Semge

Ainda na programação do Maceió Rosa, aconteceu no último dia 23, uma ação para promover os cuidados com a saúde, oferecendo aferição de pressão arterial, testes de glicose, além de orientações para aqueles que apresentaram alteração nas taxas avaliadas.

Entre eles, a aposentada, Maria da Conceição, de 63 anos, que mesmo não sendo servidora pública municipal, passou pelo local, fez os testes, dentre os quais detectaram nível alto de glicose. “Eu estava ajudando minha filha que vende frutas aqui perto, então resolvi entrar para ver como estava minha taxa. Então o atendente falou para procurar um posto médico e fazer mais exames”, disse Maria.

Maria da Conceição é orientada a procurar posto de saúde, após teste de glicose. Foto: Ascom/ Semge

As consultas foram realizadas por profissionais e estudantes de medicina numa tenda dentro do estacionamento da secretaria e contou com adesão de servidores do município e pessoas que transitavam nas proximidades.

Professora do curso de Medicina da Universidades Tiradentes (Unit) e coordenadora dos alunos na cooperação com a ação do Dia D da Campanha, Nadja Romeiro falou sobre a contribuição positiva desse trabalho para os estudantes. “Essas atividades são fundamentais para formação profissional e humana, uma experiência enriquecedora para esses futuros médicos”, disse.

Servidores e visitantes recebem atendimento na ação Dia D Maceió Rosa.

As parcerias da Semge com faculdades e outras organizações privadas já fazem parte dos projetos e ações anuais da secretaria, como é o caso do Maceió Rosa.

Para Marileide Silva, psicóloga do Núcleo de Acolhimento Humanizado ao Servidor (NAHS) da Semge, é importante facilitar o acesso a esses de exames e à conscientização dos cuidados com a saúde. “Procuramos sempre trabalhar para promoção do bem-estar dos servidores, estimulando a busca por uma vida saudável e promovendo eventos como este, que faz parte do Maceió Rosa, para alertar e orientar”, concluiu.